sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
caldos
sopas
peixes
salgadinhos
lanches
churrasco
molhos
saladas
vegetarianas
sorvete
bebidas
minha receita
Colunas


FOTO

Coluna "Tempero Certo"
Os condimentos harmonizam os pratos e intensificam o sabor dos alimentos. Saiba detalhes dessas especiarias.
    


Ideal é adicionar pimenta-do-reino no final

 (29/09/2014)

Item que não falta na maioria das receitas de salgados, especialmente as carnes, a pimenta-do-reino deve ser adicionada ao pratos no final e não para que passe pelo processo de cozimento. Além disso, a melhor forma de consumo é triturada e não moída.
Produzida no Brasil é também uma especiaria que rende dividendos para o país. Das 50 mil toneladas colhidas por ano, 45 mil são exportadas, principalmente para os Estados Unidos, entre outros países da América, e também da Europa. O estado maior produtor no Brasil é o Pará, seguido do Espírito Santo.
A pimenta-do-reino (Piper nigrum) é uma planta trepadeira originária da Índia. Da mesma planta vêm a pimenta-do-reino preta, pimenta-do-reino branca, pimenta verde e pimenta rosa. A diferença entre elas está na colheita ou processos de secagem. Colhidas antes de amadurecerem, são vendidas como verdes, menos picantes e mais aromáticas; quando amadurecidas são vermelhas (rosa), aromáticas e mais picantes.
As pimentas-do-reino (negras) são colhidas verdes, deixadas para fermentar, depois secas ao sol, quando se enrugam e escurecem.
As brancas são colhidas maduras (bagas vermelhas), mergulhadas em água para perderem a pele e secas ao sol sem fermentar, o que as torna claras, mais ardidas e menos sutis que as negras.
São encontrados na pimenta o cálcio, fósforo, eugenol, miristicina, ferro, monoterpenos (sabineno, pineno), beta-pineno, mirceno, limoneno, delta-3-careno, sesquiterpenos (beta-cariofileno, humuleno, beta-bisabolono, cetona e óxido cariofileno), piperina, piperidina (azinano), safrol e vitaminas A, B, C.
O ideal é o consumo da pimenta triturada e não moída. Além disso, deve ser adicionado ao prato no final e não no início.

 


Carne ao molho caipira

 

  Ingredientes 


400 g de alcatra cortada
1 cebola grande
2 batatas doces médias
2 mandiocas grandes
200 ml vinho tinto seco
1 folha de louro
1 litro de caldo de carne
Óleo de Canola a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino triturada na hora a gosto

 

Preparo 


Em uma panela média em fogo alto, aqueça o óleo de canola e frite a carne cortada em cubos. Retire-a da panela e Reserve. Na mesma panela, doure a cebola picada em pedaços médios e adicione a carne frita, as batatas doces também em pedaços médios, a mandioca inteira, o vinho tinto, o louro e o caldo de carne. Cozinhe por 30 minutos, até que a carne e as batatas estejam macias e a mandioca, esteja se despedaçando e engrossando o molho. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora a gosto e sirva em seguida.

 

Fonte - Friboi

 

 

 

 
OUTROS ARTIGOS DE "Tempero Certo"

Ideal é adicionar pimenta-do-reino no final 
Salsinha vai bem com tudo 

 

 
COLUNAS

FOTO
Coisa de CinemaMuitos filmes usam o tema gastronomia
FOTO
Comidinha de vovóReceitas diversas da vovó.
FOTO
Tempero CertoCondimentos que dão mais sabor a cada prato
FOTO
Zé PimentaCríticas e sugestões de gastronomia na cidade
 
SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br