Coxinha da asa preparada por dona Ana fica deliciosa
28/09/2014São inúmeras as receitas para preparar carne de frango, encontradas nos livros específicos, mas certamente as avós, no ato de cozinhar, fazem pratos inesquecíveis, muitas vezes, sem qualquer receita. Elas usam o que está à mão. A receita vai sendo "criada" na hora e, como sempre, o prato fica saboroso.
Dona Ana de Morais não tem a menor ideia do que seja drumet, embora o prepare com maestria, para alegria da família. A coxinha da asa, como ela conhece o drumet, é feita na panela e com temperos comuns, usados no dia a dia na casa. Põe os temperos aleatoriamente, sem medida, baseado na experiência que branqueou os cabelos e só ampliou o dom de cozinhar.
O prato que ela faz é simples nos ingredientes. "Vai óleo, cebola, alho, colorau, sal e uma colher de massa (extrato) de tomate", diz ela. Sobre a quantidade de cada ingrediente, na sua simplicidade, observa: "Todo mundo sabe preparar um frango cozido. É só olhar o tanto de frango e pôr alho e cebola picadinha. Não precisa de mais nada. A massa de tomate eu só coloquei porque tinha uma lata aberta". Dona Ana só é relutante em relação a fotos. Do frango pronto não coloca qualquer empecilho, mas dela, não deixa. "Estou muito velha para fotos", diz.