25/05/2015 Café com leite é uma bebida tão tradicional nas casas dos brasileiros e também em bares e padarias e, obviamente, nos cafés, que se tornou até uma palavra composta (café-com-leite) para designar aquele que, embora esteja em uma disputa, não participa, é neutro. A mistura das duas bebidas torna um clássico, numa harmonização perfeita e que é a base para uma série de coquetéis alcoólicos ou não no Brasil e no mundo.
Para fugir um pouco do convencional, se fizer a mistura do leite e café e batê-la no liquidificador, com um pouco de açúcar ou mel, o resultado vai ser ainda mais saboroso. O leite cria uma espuma que dá um toque especial à nova bebida. Há ainda a possibilidade de acrescentar uma colher de sopa de chocolate em pó para ter um cappuccino caseiro muito gostoso.
Dia Nacional do Café é todo dia 24 de maio
Todo 24 de maio é o Dia Nacional do Café, data instituída por sugestão da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) para marcar o início da colheita dos grãos nas plantações cafeeiras. Esta bebida, conhecida há mais de mil anos, é parte integrante do dia a dia dos brasileiros, embora no Brasil o processo de plantio só tenha começado em 1727, a partir de mudas trazidas da Guiana Francesa pelo militar Francisco de Melo Palheta e plantadas no Paraná e no Maranhão, bem como em outras regiões do Nordeste. Mas devido ao clima, não deram muito resultado.
Em 1800, mudas foram levadas ao Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, obtendo uma produção alta. Começava aí o ciclo do café, que transformou a economia brasileira e criou os chamados "barões do café" como eram conhecidos os donos das grandes propriedades produtoras dos grãos.