sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
sorvete
bebidas
minha receita
Colunas


FOTO

Coluna "Zé Pimenta"
Um passeio pelos restaurantes, bares, lanchonetes e fast-foods revelam muitas coisas certas e erradas (José Francisco Alecrim Pimenta, o Zé Pimenta, escreve quinzenalmente para o Sabor da Cidade.
    


Cadê o garçom?

 (28/09/2014)O que mais irrita quem vai a um restaurante ou bar é tentar chamar a atenção do garçom para que possa receber o atendimento. A pessoa levanta o braço, sacode-o e nada do profissional olhar ou ser informado por algum outro colaborador da empresa. A irritação torna-se maior ainda quando o garçom está em animada conversa com outros garçons ou some do raio de visão do cliente.

Uma vez fui a um restaurante e o garçom deixou cair um balde de gelo nas costas de uma amiga, sentada à minha frente. Tratou-se de um acidente, mas esta amiga nunca mais voltou àquele restaurante, mesmo tendo gostado da refeição, que havia terminado pouco antes de levar o banho.

Outra situação irritante, para não dizer outra coisa, é, ao chegar a um restaurante ou bar, encontrar suja a mesa para a qual sua entrada foi liberada. Além disso, após solicitação, vir um atendente para limpá-la com pano úmido e algum produto que provoca algum tipo de cheiro. Realmente, transparece um desrespeito com o cliente que se pretende conquistar. Mesmo que já tenha ido outras vezes e gostado, esse "problema" acabará por minar a relação.

A relação do garçom com o cliente é fundamental. O garçom não está ali como um mero atendente e sim como o representante do próprio estabelecimento. E não se trata de questão hierárquica. Atendeu mal, na maioria dos casos, não tem volta e não adianta todo o investimento em estética e equipamentos. E nem todas as justificativas que o gerente e mesmo o dono possam dar. Não tem volta mesmo. E tenho dito!

 
OUTROS ARTIGOS DE "Zé Pimenta"

Não às batatas 
Cadê o garçom? 
Sanitário exige muito cuidado 
Pressa ou faltam pratos e copos? 
Lanche só a dinheiro. Não aceitamos cartões. Por quê? 
Intimidade desnecessária 
As desagradáveis mesas molhadas 

 

 
COLUNAS

FOTO
Coisa de CinemaMuitos filmes usam o tema gastronomia
FOTO
Comidinha de vovóReceitas diversas da vovó.
FOTO
Tempero CertoCondimentos que dão mais sabor a cada prato
FOTO
Zé PimentaCríticas e sugestões de gastronomia na cidade
 
SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br