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Coluna "Zé Pimenta"
Um passeio pelos restaurantes, bares, lanchonetes e fast-foods revelam muitas coisas certas e erradas (José Francisco Alecrim Pimenta, o Zé Pimenta, escreve quinzenalmente para o Sabor da Cidade.
    


As desagradáveis mesas molhadas

 (10/07/2015)Dia destes, fui a um restaurante e não posso reclamar da qualidade do prato servido, igual ao apresentado no cardápio, inclusive bem semelhante ao da foto que o ilustrava. É interessante observar que nem sempre um prato é igual à descrição do cardápio, quando não faltam essas informações para o cliente e o atendende não consegue explicitar.

Mas voltando ao restaurante, se por um lado agrada ao cliente, por outro cria um pequeno problema que poderia ser sanado com um investimento considerado baixo. As bebidas não foram servidas com os respectivos porta copos (também chamados de bolacha). Esta mera peça de papelão tem como função única absorver a água criada pelo copo com bebida gelada, num processo conhecido e explicado cientificamente. O copo "suado" motiva até marketing para a apresentação das bebidas. No restaurante em questão, a mesa ficou molhada, encharcando também braços dos clientes, quando não ocorre de essa água escorrer e cair sobre a roupa ou pés. Uma situação desagradável.

Muitos restaurantes e lanchonetes investem na personalização destas "bolachas", servindo também como peças publicitárias dentro de um projeto de marketing. Outros estabelecimentos optam por utilizar porta copos oferecidos a eles gratuitamente por fabricantes de bebidas.

Num passeio pela internet é possível saber que, em média, a personalização das "bolachas" tem um custo que varia entre R$ 0,20 e R$ 0,40 a unidade, valores que, como ocorre em qualquer gráfica, baixam conforme a quantidade solicitada. Além disso, tem um custo bem menor, porta copos de papelão sem personalização. Enfim, em se tratando de um estabelecimento que preze o atendimento a contento do público, é inadimissível servir bebidas sem uma bolacha ou com os copos sobre os guardanapos, que não resistem. O investimento é muito baixo para se pensar em economia com este tipo de serviço. Não vale a pena desagradar aos clientes.

E tenho dito!

 
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