(28/09/2014)O que mais irrita quem vai a um restaurante ou bar é tentar chamar a atenção do garçom para que possa receber o atendimento. A pessoa levanta o braço, sacode-o e nada do profissional olhar ou ser informado por algum outro colaborador da empresa. A irritação torna-se maior ainda quando o garçom está em animada conversa com outros garçons ou some do raio de visão do cliente.Uma vez fui a um restaurante e o garçom deixou cair um balde de gelo nas costas de uma amiga, sentada à minha frente. Tratou-se de um acidente, mas esta amiga nunca mais voltou àquele restaurante, mesmo tendo gostado da refeição, que havia terminado pouco antes de levar o banho. Outra situação irritante, para não dizer outra coisa, é, ao chegar a um restaurante ou bar, encontrar suja a mesa para a qual sua entrada foi liberada. Além disso, após solicitação, vir um atendente para limpá-la com pano úmido e algum produto que provoca algum tipo de cheiro. Realmente, transparece um desrespeito com o cliente que se pretende conquistar. Mesmo que já tenha ido outras vezes e gostado, esse "problema" acabará por minar a relação. A relação do garçom com o cliente é fundamental. O garçom não está ali como um mero atendente e sim como o representante do próprio estabelecimento. E não se trata de questão hierárquica. Atendeu mal, na maioria dos casos, não tem volta e não adianta todo o investimento em estética e equipamentos. E nem todas as justificativas que o gerente e mesmo o dono possam dar. Não tem volta mesmo. E tenho dito! |