12/09/2014 A exemplo do vinho, as cervejas também podem ser harmonizadas com tipos de pratos da gastronomia. No geral, especialistas cervejeiros e em gastronomia sugerem que a combinação mais indicada é de cervejas leves com comidas leves e as mais fortes com pratos mais pesados e gordurosos. Além disso, comidas mais picantes devem ser harmonizadas com cervejas mais leves, que têm menor graduação alcoólica.
Este é o caso, por exemplo, da cerveja de trigo, a weiss. Trata-se de uma cerveja (ou chope) feita a partir do trigo e é bastante refrescante. Sua coloração é opaca e o sabor é bem agradável.
História da cerveja no Brasil começa em 1808
Mais popular bebida no Brasil e também a mais consumida, a história da cerveja no país começou com a vinda da família real portuguesa, em 1808. Na bagagem da comitiva real veio a cerveja fabricada na Europa. Alguns anos depois, a bebida já era fabricada, de maneira artesanal, em diferentes pontos do país.
Segundo historiadores e divulgações especializadas em cervejas, a primeira fábrica foi da Antarctica e surgiu em 1885, em São Paulo, no bairro Água Branca. E três anos depois nasceu a concorrente de peso, a Companhia Cervejaria Brahma. A terceira marca gigante, a Skol, só apareceu praticamente 70 anos depois. Em 1964, a Skol Pilsen foi lançada na Europa e chegou ao Brasil em 1967, fabricada pela Cervejaria Rio Claro, que produzia também a Caracu.
Foi em 1999, em julho, que a Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma, que havia adquirido em 1980 o controle acionário da Cervejarias Reunidas Skol/Caracu, anunciaram a fusão e criaram a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). A Ambev nasceu como a quinta maior fabricante de bebidas do mundo. Atualmente, produz e envasa e comercializa 30 marcas de cerveja e bebidas não alcoólicas no Brasil. Além disso, a Ambev atua em 16 países da América.