sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
BEBIDAS, NOTÍCIAS


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Cerveja e turismo
Lançada a Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro
Cervejaria Cidade Imperial produz três tipos de cerveja e é uma das integrantes da Rota Turística e Cervejeira

19/11/2014  

Foi lançada na terça-feira (18/11) pelo governo  fluminense, a Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro, cujo objetivo, segundo o secretário estadual de Turismo, Cláudio Magnavita, é “valorizar esse ativo que o Rio tem, porque a cerveja nasceu na região serrana. A primeira cerveja foi a Bohemia e o gene da cerveja no Brasil está no Rio de Janeiro”. A solenidade ocorreu no Palácio Guanabara e contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages, e do governador Luiz Fernando Pezão.
A ideia é aproveitar a grande quantidade de fábricas de cerveja de todos os portes que surgiram na região como um projeto de unificação desse roteiro, que envolve, prioritariamente, as três maiores cidades da região serrana - Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo - além de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena.
Cláudio Magnavita lembrou que hoje, essas cervejarias estão abertas à visitação do público. De acordo com ele, o governo pretende criar “uma unidade que potencialize os atrativos, inclusive históricos, desses municípios, que eram isolados, e passam a ter uma ação conjunta”.
O ministro Vinicius Lages, que visitou recentemente as fábricas de cerveja da região da serra do estado, disse ter ficado impressionado com a qualidade dos produtos e dos equipamentos. “É uma produção bem diversificada, quase 60 tipos de cerveja. Esse produto turístico de montanha ajuda a diversificar a oferta do Rio de Janeiro, que já produz cerveja de qualidade desde o tempo do Império e se combina à questão gastronômica, que é muito forte no mundo inteiro”.
O secretário Magnavita disse que o grande mote dessa campanha é incentivar a produção artesanal de cerveja. “São pequenas e minicervejarias que ganham atenção e se nivelam em um processo de sinergia com as grandes”. Segundo ele, um roteiro desse tipo estabelece um turismo de experiência, em que as pessoas são estimuladas a acompanhar e participar da fabricação da cerveja, algumas das quais consideradas raras, além de vivenciar um roteiro temático em diversas cidades.
A consequência é a geração de emprego e renda, diz ele, além de aumento da arrecadação de impostos para os governos municipais. “O aumento do consumo gera emprego”, explicou Magnavita. Ele citou como exemplo o enoturismo, praticado pelas grandes vinícolas do Sul brasileiro, cuja visitação “consegue gerar, às vezes, mais empregos do que a fabricação industrial em si, que é hoje muito mecânica”.
A Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro é iniciada pelas cervejarias da região serrana fluminense. O secretário salientou, porém, que a ideia é ter no futuro um roteiro da cerveja para os municípios litorâneos, como Armação dos Búzios, e para a cerveja do Vale do Café, no centro-sul do estado.

 

Fonte - Agência Brasil

 
 


 

 Com hashtags similares:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Carne seca cozida com mandioca é uma delícia
Minestrone é uma sopa que combina com noites frias
Prepare este arroz de forno com carne moída e queijo
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA BEBIDAS:

Mercado
Coca-Cola não pode registrar garrafa lisa como marca
O tribunal da União Europeia negou à Coca-Cola patentear como marca nova garrafa do refrigerante, que é de design liso e sem sulcos, ao contrário da original.

Faz sucesso
Veja como preparar uma deliciosa caipirinha de uva com manjericão
A caipirinha de uva com manjericão pode ser feita tanto com a do tipo niágara como as outras rosadas ou mesmo uva itália. Fica uma delícia. Confira a receita!

Rápido e refrescante
Frapê de uva com granola é uma delícia e bem fácil de preparar
Veja que delícia este frapê, feito com suco de uva, congelado em forminhas de gelo. É refrescante, gostoso e muito fácil de ser preparado. Confira!

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +