sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
BEBIDAS, MINHA RECEITA


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Cerveja Caseira
Cerveja #chupaCarlão

19/09/2014   A arte de fazer a própria cerveja cada vez ganha mais adeptos. Carlos Christofoletti, de Sorocaba (SP), é um dos que usam os dias de folga, nos finais de semana, para se dedicar a este prazer: fazer e degustar da própria cerveja. Foram tantos os elogios e incentivo dos amigios, que decidiu fazer uma com rótulo e tudo. Surgiu, então, a #chupaCarlão, um nome que também tem muita história. A primeira e única rotulada, por enquanto, é uma cerveja do tipo porter chocolate (escura), de sabor intenso e muito agradável, que ele vai colocar à venda. O contato pode ser feito pelo e-mail carhenchris@gmail.com .
Essa paixão pela fabricação de cerveja nasceu há poucos anos. Carlão tem um amigo, Higor Mergulhão, que trabalha na área e que "mostrou o universo da cerveja", despertando este gosto por fazer a própria bebida. Mas isso não aconteceu sem antes Carlão ter estudado, enfim levado a sério aquilo a que se havia proposto. Fez curso de beer sommelier para aprofundar o conhecimento e o passo seguinte foi o curso de tecnologia cervejeira para entender todo o processo de fabricação. Depois, pôs toda a teoria em prática. "É gratificante fazer aquilo que a gente gosta", diz ele. Ele também conheceu muita gente da área em todo o Brasil.

A história do nome

Chama a atenção o nome #chupaCarlão. Os amigos contam que surgiu de uma brincadeira. Carlão e Higor são apreciadores das chamadas cervejas artesanais há muito tempo. Numa prateleira, Carlão inclusive guarda diversas garrafas de cervejas que já consumiu, de diferentes marcas internacionais e brasileiras. Os dois brincavam, chamando a atenção um do outro para as cervejas que consumiam e postavam no Facebook. Como Higor tem contato com muitas marcas de cervejas artesanais, ele publicava bem mais fotos e sempre com a frase #chupaCarlão. Em um evento da indústria cervejeira, Higor criou uma plaquinha com o símbolo do "curtir" e a frase #chupaCarlão e postava as fotos. Isso gerou ainda mais curiosidade sobre quem era o Carlão. Ou seja, acabou ficando conhecido. A partir do momento que decidiu fazer uma porter, a marca já estava definida. O próprio Higor, que é publicitário, criou o rótulo para o amigo.
Para Carlão, o mercado para a cerveja artesanal está em crescimento. "O mercado artesanal é novidade. O consumidor quer coisas diferentes. O brasileiro tem hoje um poder aquisitivo melhor e, por isso, pode buscar as coisas diferentes", aponta. Mas produzir não é fácil. "O cervejeiro caseiro é um professor Pardal", comenta ao mostrar os apetrechos para fazer a cerveja e muitas adaptações. Só há em Campinas uma loja que comercializa materiais para os caseiros.


 RECEITAS

A porter chocolate #chupaCarlão
  • Cerveja porter inglesa chocolate
  • Amargor - 30 IBU
  • Teor alcoólico - 5,5%
  • Contém nibs de cacau para acentuar o aroma
  • Harmonização - carne de porco assada, sobremesa de frutas vermelhas e chocolate
Milkshake de cerveja porter
É muito fácil fazer este milkshake. O resultado é surpreendente. 
A receita é de Higor Mergulhão.

Ingredientes
  • 2 bolas de sorvete creme
  • 1 garrafa (350 ml) de cerveja porter
  • 1 pouquinho de chocolate granulado

Preparo
É só bater no liquidificador e servir.
 
 
Gostou desta receita? Vote
star Votos: 9  


 

 RECEITAS SIMILARES:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Veja como preparar uma saborosa batida de frutas
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Salada colorida de ervilha fica deliciosa e é bem fácil
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Tradicional arroz doce ganha o sabor do leite de coco
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA BEBIDAS:

Mercado
Coca-Cola não pode registrar garrafa lisa como marca
O tribunal da União Europeia negou à Coca-Cola patentear como marca nova garrafa do refrigerante, que é de design liso e sem sulcos, ao contrário da original.

Faz sucesso
Veja como preparar uma deliciosa caipirinha de uva com manjericão
A caipirinha de uva com manjericão pode ser feita tanto com a do tipo niágara como as outras rosadas ou mesmo uva itália. Fica uma delícia. Confira a receita!

Rápido e refrescante
Frapê de uva com granola é uma delícia e bem fácil de preparar
Veja que delícia este frapê, feito com suco de uva, congelado em forminhas de gelo. É refrescante, gostoso e muito fácil de ser preparado. Confira!

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +