19/09/2014 A arte de fazer a própria cerveja cada vez ganha mais adeptos. Carlos Christofoletti, de Sorocaba (SP), é um dos que usam os dias de folga, nos finais de semana, para se dedicar a este prazer: fazer e degustar da própria cerveja. Foram tantos os elogios e incentivo dos amigios, que decidiu fazer uma com rótulo e tudo. Surgiu, então, a #chupaCarlão, um nome que também tem muita história. A primeira e única rotulada, por enquanto, é uma cerveja do tipo porter chocolate (escura), de sabor intenso e muito agradável, que ele vai colocar à venda. O contato pode ser feito pelo e-mail carhenchris@gmail.com .Essa paixão pela fabricação de cerveja nasceu há poucos anos. Carlão tem um amigo, Higor Mergulhão, que trabalha na área e que "mostrou o universo da cerveja", despertando este gosto por fazer a própria bebida. Mas isso não aconteceu sem antes Carlão ter estudado, enfim levado a sério aquilo a que se havia proposto. Fez curso de beer sommelier para aprofundar o conhecimento e o passo seguinte foi o curso de tecnologia cervejeira para entender todo o processo de fabricação. Depois, pôs toda a teoria em prática. "É gratificante fazer aquilo que a gente gosta", diz ele. Ele também conheceu muita gente da área em todo o Brasil.
A história do nome
Chama a atenção o nome #chupaCarlão. Os amigos contam que surgiu de uma brincadeira. Carlão e Higor são apreciadores das chamadas cervejas artesanais há muito tempo. Numa prateleira, Carlão inclusive guarda diversas garrafas de cervejas que já consumiu, de diferentes marcas internacionais e brasileiras. Os dois brincavam, chamando a atenção um do outro para as cervejas que consumiam e postavam no Facebook. Como Higor tem contato com muitas marcas de cervejas artesanais, ele publicava bem mais fotos e sempre com a frase #chupaCarlão. Em um evento da indústria cervejeira, Higor criou uma plaquinha com o símbolo do "curtir" e a frase #chupaCarlão e postava as fotos. Isso gerou ainda mais curiosidade sobre quem era o Carlão. Ou seja, acabou ficando conhecido. A partir do momento que decidiu fazer uma porter, a marca já estava definida. O próprio Higor, que é publicitário, criou o rótulo para o amigo.
Para Carlão, o mercado para a cerveja artesanal está em crescimento. "O mercado artesanal é novidade. O consumidor quer coisas diferentes. O brasileiro tem hoje um poder aquisitivo melhor e, por isso, pode buscar as coisas diferentes", aponta. Mas produzir não é fácil. "O cervejeiro caseiro é um professor Pardal", comenta ao mostrar os apetrechos para fazer a cerveja e muitas adaptações. Só há em Campinas uma loja que comercializa materiais para os caseiros.
RECEITAS
A porter chocolate #chupaCarlão
- Cerveja porter inglesa chocolate
- Amargor - 30 IBU
- Teor alcoólico - 5,5%
- Contém nibs de cacau para acentuar o aroma
- Harmonização - carne de porco assada, sobremesa de frutas vermelhas e chocolate
Milkshake de cerveja porter
É muito fácil fazer este milkshake. O resultado é surpreendente.
A receita é de Higor Mergulhão.
Ingredientes
- 2 bolas de sorvete creme
- 1 garrafa (350 ml) de cerveja porter
- 1 pouquinho de chocolate granulado
Preparo
É só bater no liquidificador e servir.