sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
BEBIDAS, MINHA RECEITA


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> BEBIDAS, MINHA RECEITA
Cerveja Caseira
Cerveja #chupaCarlão


19/09/2014   A arte de fazer a própria cerveja cada vez ganha mais adeptos. Carlos Christofoletti, de Sorocaba (SP), é um dos que usam os dias de folga, nos finais de semana, para se dedicar a este prazer: fazer e degustar da própria cerveja. Foram tantos os elogios e incentivo dos amigios, que decidiu fazer uma com rótulo e tudo. Surgiu, então, a #chupaCarlão, um nome que também tem muita história. A primeira e única rotulada, por enquanto, é uma cerveja do tipo porter chocolate (escura), de sabor intenso e muito agradável, que ele vai colocar à venda. O contato pode ser feito pelo e-mail carhenchris@gmail.com .
Essa paixão pela fabricação de cerveja nasceu há poucos anos. Carlão tem um amigo, Higor Mergulhão, que trabalha na área e que "mostrou o universo da cerveja", despertando este gosto por fazer a própria bebida. Mas isso não aconteceu sem antes Carlão ter estudado, enfim levado a sério aquilo a que se havia proposto. Fez curso de beer sommelier para aprofundar o conhecimento e o passo seguinte foi o curso de tecnologia cervejeira para entender todo o processo de fabricação. Depois, pôs toda a teoria em prática. "É gratificante fazer aquilo que a gente gosta", diz ele. Ele também conheceu muita gente da área em todo o Brasil.

A história do nome

Chama a atenção o nome #chupaCarlão. Os amigos contam que surgiu de uma brincadeira. Carlão e Higor são apreciadores das chamadas cervejas artesanais há muito tempo. Numa prateleira, Carlão inclusive guarda diversas garrafas de cervejas que já consumiu, de diferentes marcas internacionais e brasileiras. Os dois brincavam, chamando a atenção um do outro para as cervejas que consumiam e postavam no Facebook. Como Higor tem contato com muitas marcas de cervejas artesanais, ele publicava bem mais fotos e sempre com a frase #chupaCarlão. Em um evento da indústria cervejeira, Higor criou uma plaquinha com o símbolo do "curtir" e a frase #chupaCarlão e postava as fotos. Isso gerou ainda mais curiosidade sobre quem era o Carlão. Ou seja, acabou ficando conhecido. A partir do momento que decidiu fazer uma porter, a marca já estava definida. O próprio Higor, que é publicitário, criou o rótulo para o amigo.
Para Carlão, o mercado para a cerveja artesanal está em crescimento. "O mercado artesanal é novidade. O consumidor quer coisas diferentes. O brasileiro tem hoje um poder aquisitivo melhor e, por isso, pode buscar as coisas diferentes", aponta. Mas produzir não é fácil. "O cervejeiro caseiro é um professor Pardal", comenta ao mostrar os apetrechos para fazer a cerveja e muitas adaptações. Só há em Campinas uma loja que comercializa materiais para os caseiros.


 RECEITAS

A porter chocolate #chupaCarlão
  • Cerveja porter inglesa chocolate
  • Amargor - 30 IBU
  • Teor alcoólico - 5,5%
  • Contém nibs de cacau para acentuar o aroma
  • Harmonização - carne de porco assada, sobremesa de frutas vermelhas e chocolate
Milkshake de cerveja porter
É muito fácil fazer este milkshake. O resultado é surpreendente. 
A receita é de Higor Mergulhão.

Ingredientes
  • 2 bolas de sorvete creme
  • 1 garrafa (350 ml) de cerveja porter
  • 1 pouquinho de chocolate granulado

Preparo
É só bater no liquidificador e servir.
 
 
Gostou desta receita? Vote
star Votos: 9  

 

 RECEITAS SIMILARES:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Salada colorida de ervilha fica deliciosa e é bem fácil
Veja como preparar uma saborosa batida de frutas
Rosquinha crocante fica pronta em 20 minutos
Este prato delicioso é com sardinhas em lata
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa

 CONFIRA MAIS NA EDITORIA BEBIDAS:

Em ampliação
Mercado cervejeiro artesanal abre o leque e cresce
O setor de cervejas artesanais cresceu 23% no ano passado em comparação a 2017, de acordo com Anuário da Cerveja no Brasil. Para este ano projeta crescer 29%.

É diet
Faça um delicioso frapê de coco com café
Esta receita é de um saboroso frapê de coco com café, que leva também calda de chocolate. Usa adoçante e produtos diet. Vale a pena experimentar. Confira!

Cremosa e gostosa
É fácil e rápido preparar batida de morango com vinho
A batida de vinho é uma bebida de preparo rápido e muito fácil. Basta bater os ingredientes no liquidificador e servir. É bem refrescante e cremosa. Confira!

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK