17/11/2014 Coxinha é um salgado brasileiro, marcante nas festas e no dia a dia. Está presente em padarias, bares e lanchonetes e tem uma legião de declarados amantes. "Eu amo coxinha" é o nome de páginas nas redes sociais, com milhares de seguidores cada.
A história do surgimento do salgado é controversa. Uma das versões aponta a origem na cidade de Limeira onde vivia um filho da Princesa Isabel e Conde D'Eu, que era apaixonado por coxa de frango. Na falta das coxas, a cozinheira teria criado a coxinha. Outra versão é de que a origem foi em São Paulo, Capital, para a venda aos funcionários das fábricas e daí, o salgado ganhou o Brasil. Já a coxinha com catupiry tem a origem reivindicada por mineiros de Belo Horizonte.
Com o tempo, a preparação do salgado ganhou muitas receitas e outras foram aperfeiçoadas. A receita abaixo é de uma coxinha que, curiosamente, não vai frango. O recheio é de provolone e milho verde, além de requeijão. O resultado fica uma delícia. Vale a pena experimentar.
Coxinha de milho e provolone
Ingredientes
Massa
1 embalagem de 200 ml de leite de coco Sococo
1 xícara de chá de leite
50 g de manteiga
1/2 lata de milho verde batido no liquidificador
3 colheres de sopa de farinha de milho
1 1/2 xicaras de chá de farinha de trigo
1 tablete de caldo de galinha
sal a gosto
1 colher de sopa de salsinha ou a gosto
Recheio
1 xicara de chá de requeijão
1/2 lata de milho verde
1 xícara de chá de provolone ralado
1 colher de chá de orégano
Preparo
Massa - Levar todos os ingredientes ao fogo, menos a farinha de trigo. Deixe ferver e junte a farinha de trigo. Mexa até soltar da panela. Retire da panela e sove bem a massa. Rechear e modelar. Passe na clara e na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente.
Recheio - Misture todos os ingredientes.
Fonte - Sococo