12/03/2019 Apesar de o consumidor ainda sentir os efeitos da crise e a lenta retomada da economia e emprego, o setor de varejo alimentar está otimista com as vendas no período da Páscoa. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas) o setor espera um aumento de 5% nas vendas no período em relação ao ano passado.
"Com um desemprego levemente menor e a confiança maior com o novo governo entre os empresários e os consumidores, os supermercados paulistas demonstraram isso com a projeção de 5% no aumento de vendas no setor, acima dos 4% para a mesma data no ano passado", comentou o economista da Apas, Thiago Berka.
Em pesquisa realizada pela Apas com seus associados, cerca de 54% dos empresários do setor estão otimistas com o futuro sendo que 85% confiantes em aumentos de venda nos próximos meses, o que inclui o período de 40 dias que antecede a Páscoa.
"Este é o segundo teste do ano pós-Carnaval para o setor supermercadista. A Páscoa ainda é a segunda melhor data para o varejo de alimentos, não só pelos chocolates, mas pelas compras de almoço e/ou jantar que as famílias realizam", explicou Berka.
Alimentos típicos de Páscoa
Entre os alimentos, o vinho que é utilizado como presente ou para acompanhar os tradicionais almoços de época, tornam as reuniões familiares mais caras em 5%. O macarrão e massa fresca, bastante consumidos durante a Páscoa, sofrem grande influência pelo preço do trigo, que está mais caro por conta do dólar, e sobem mais de 8%.
Outro item bastante tradicional para a época, o bacalhau registrou aumento de 21,83%. A alternativa para substituir este peixe são os pescados, que também estão mais caros, porém, com "apenas" 2,79%. A cerveja mantém sua tendência de queda, com redução de 0,61%, e o ovo de galinha (que possui um pico de vendas nesta época por motivos religiosos), apresenta queda de 7%. (Fonte - Apas)