17/05/2019 O dia 18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha. A data é uma homenagem ao salgadinho brasileiro que conquista o mundo. É fácil de fazer e já pode ser encontrado em diferentes sabores, inclusive sem o frango. Em Sorocaba (SP), a coxinha é tradição nas unidades da Padaria Real e tornou-se famosa mundialmente. Mas coxinha boa tem também em outros bares, lanchonetes e padarias de todo o Brasil. A lanchonete Karrielus, de Sorocaba, tem no salgadinho uma de suas saborosas opções, numa criação de Sidinei Carriel.
A rede Frango Assado, com restaurantes à beira de rodovias paulistas também tem na coxinha de frango um dos destaques, bem como a outra rede das rodovias, a Graal, nos estados de São Paulo, Minas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O fato é que esta delícia tem várias receitas. Confira uma deliciosa receita, enviada por Aparecida de Fátima.
Coxinha de frango
1 kg de peito de frango cozido e desfiado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho picado
3 tomates
Cheiro-verde a gosto
Sal a gosto
600 ml de caldo do cozimento do frango
1 litro de leite
1 kg de farinha
2 unidades de caldo de galinha
Farinha de rosca para empanar
Preparo
Recheio - Refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente os tomates picados e, em seguida o frango desfiado e o sal. Coloque o cheiro-verde e mexa. Desligue o fogo e reserve.
Massa - Em uma panela grande, coloque o leite, o caldo do cozimento do frango, o caldo de galinha, o azeite e o sal. Espere ferver e coloque a farinha de trigo de uma só vez. Mexa até desgrudar do fundo da panela com uma colher de pau, se possível. O cozimento da farinha deve durar cerca de 10 minutos. Coloque a massa em uma superfície untada com azeite. Espere esfriar um pouco e sove a massa, que vai ficar bem lisa. Molde as coxinhas. Recheie com o frango reservado. Passe na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente.
Dica - O recheio deve ficar seco para não estourar as coxinhas na hora de fritar.
Rendimento - Depende do tamanho das coxinhas
Tempo de preparo - 60 minutos
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Aparecida de Fátima