25/01/2023 São Paulo é a cidade dos superlativos e onde se reúne brasileiros de todos os estados do país e, ainda, pessoas, de praticamente todo o mundo. Com mistura de sotaques e acolhendo outras culturas, São Paulo tornou-se o que é hoje: uma das maiores cidades do mundo e destino certo de estrangeiros que querem conhecer o Brasil. Locomotiva da economia brasileira, como bem lembra os políticos, São Paulo tem na gastronomia um de seus muitos destaques. É impossível não comer bem em São Paulo. É igualmente impossível não fazer descobertas na área gastronômica.
A cidade, que se abre em festa todo dia 25 de janeiro, dia de seu aniversário, vai de expoentes luxuosos a aqueles com menor significância na área da gastronomia para transformá-los em pratos procuradíssimos. Um deles é a mortadela, considerada a ''prima pobre" do presunto e que chegou ao Brasil trazida pelos italianos no início do século 20. O lanche de mortadela do Mercado Municipal paulistano, por exemplo, é uma tradição que se renova e já virou símbolo de São Paulo. Quem não experimentou quer degustá-lo. Lanche criado para alimentar os trabalhadores daquela região cerealista foi ingressando no cardápio e hoje é um dos pontos de atração de pessoas de todo o Estado, Brasil e países para o Mercadão, localizado na região central, entre o chamado centro velho e o bairro do Brás.
São 300 gramas de mortadela em fatias acomodadas num pãozinho (pão francês). Difícil abocanhar esse lanche saboroso que pode ser frio, quente ou com queijo. É mesmo uma refeição completa. Vale a pena experimentar.
Como fazer
Ingredientes
200 a 300 gramas de mortadela em fatias
4 fatias de muçarela
1 pão francês cortado ao meio
Preparo
Cada fatia de mortadela deve ser dobrada ao meio (se quiser, divida em partes e doure e deixe dourar numa frigideira ou chapa por 1 minuto). Coloque as fatias de mortadela no pão e sobre elas as de queijo levemente derretido. Depois é só servir.