11/02/2020 Azeite italiano é mais suave, os espanhóis, mais picantes. Você pode também temperar com alho ou alecrim. Que o uso do azeite nos diversos tipos de pratos faz toda a diferença, isso já se sabe. Seja utilizado nas saladas, massas, sopas, molhos, pães, entre outros, o sabor fica ainda melhor. Mas na hora da compra, você sabe qual tipo de azeite escolher e em que situação usar cada um deles? Muitos priorizam os preços baixos e acabam saindo em desvantagem. Para ajudá-lo, a Basilar, marca de massas da M. Dias Branco, dá dicas importantes de como escolher um bom azeite:
Veja na embalagem a origem do produto. Se for italiano, o sabor é mais suave e delicado, muitas vezes adocicado. Os espanhóis, por sua vez, tendem a ser mais picantes e amargos.
Costuma-se dizer que os azeites envelhecidos são os melhores, mas não se deixe enganar! Quanto mais velho, menos propriedades originais ele terá.
As cores podem variar do amarelo ao esverdeado, porém isso não interfere na qualidade.
Em termos de saúde, o melhor é o extra virgem, pois contém baixo nível de acidez. Em seguida vem o virgem e o normal.
Ao servir com carnes brancas e legumes, escolha um azeite mais suave. Carnes vermelhas e bacalhau, por outro lado, merecem um mais forte.
Que tal criar novos sabores? Experimente temperar com alho, alecrim, manjericão ou o que preferir, dando um toque pessoal. (Fonte- AI Basilar)