25/02/2023 A costela de chão de Lucas Nilo, o Lukinha Nilo, é de dar água na boca. Ele sempre toma a responsabilidade do preparo nas reuniões de família na chácara do pai, Antônio Rocha Pinto Sobrinho, em Iperó (SP), como no domingo dia 12 de fevereiro de 2023, em comemoração do aniversário de 87 anos da vó dele, dona Hilda. Neste dia, ele preparou duas mantas de costela, uma com 22 quilos e outra de 24 quilos. Lukinha é nascido e vive em Sorocaba (SP).
A costela que ele prepara fica deliciosa e é bem simples de ser temperada: só sal grosso e cachaça. Depois é preciso paciência para esperar que ela fique pronta. Com arroz e feijão tropeiro, feitos por Vanete, a mãe de Lukinha, fica melhor ainda. Confira como fazer a costela de chão do Lukinha.
Costela de chão do Lukinha
Ingredientes
1 peça de costela bovina (entre 15 kg e 20 kg)
Meio pacote de sal grosso
Meia garrafa de cachaça (Velho Barreiro é a sugestão)
Pontaletes de madeira
Preparo
Faça furos na carne com uma faca. Passe parte da cachaça na carne e esfregue com sal grosso. A cachaça (Lukinha usa Velho Barreiro) vai ajudar a puxar o sal para dentro da carne. E coloque a costela no espeto, tomando o cuidado para que fique bem presa e não escorregue porque a estrutura vai ser fincada no chão.
Faça o braseiro usando pontaletes de madeira. deixando aproximadamente a 60 centímetros de distância da costela. Deixe assar por cerca de 6 a 7 horas, tomando o cuidado para que as labaredas não atinjam a carne. Ao servir, bata com o garfo para retirar a crosta do excesso de sal. Não deixe muito tempo no braseiro para que a carne não fique ressecada.
Rendimento - 25 porções
Tempo de preparo - 7 horas
Nível de dificuldade - Médio
Enviada por Lukinha Nilo