15/06/2021 O tradicional desenho da camponesa que ilustra as latas de leite condensado Moça, da Nestlé, vai dar lugar para fotos de mulheres reais no rótulo da embalagem do produto. Será a 17a. mudança no rótulo do produto ao longo de sua centenária história. E é exatamente por marcar os 100 anos da Nestlé no Brasil, que começou com o leite condensado, que haverá a mudança do rótulo, a partir de junho.
Foi em 1921, na cidade paulista de Araras, a instalação da primeira unidade da Nestlé no Brasil. A empresa adquiriu a Companhia Ararense de Leiteria e passou a produzir o leite condensado "Milkmaid". Devido à ilustração da camponesa, começou a ser chamado de "leite da moça". Mas só em 1827, a Nestlé tornou oficial o novo nome, primeiro como "Marca Moça" e depois, "Leite Moça".
A ação que culminou com a apresentação de mulheres reais no rótulo do produto se deu pelo fato de o Leite Moça ter impulsionado mulheres de todo o Brasil a gerar renda. Tornaram-se empreendedoras para melhorar a qualidade de vida e das famílias. Elas, chamadas de Moceiras, viraram protagonistas em episódio da série Nestlé Stories, que pode ser visto no YouTube. Nestlé Stories é parte das comemorações dos 100 anos da Nestlé no Brasil. Ao todo são 11 episódios. A atriz Regina Casé participa dos vídeos.
Assinado pela agência DPZ&T, o filme "Uma Doce História" celebra a relação do leite condensado Moça com o empreendedorismo feminino a partir da história de Tia Bena (@doceriatiabena). Há 20 anos, ela ficou desempregada e decidiu recorrer ao leite condensado Moça para se reinventar: fazendo pães de mel direto na latinha. O sucesso foi tamanho que, hoje, além da fábrica, Tia Bena toca uma rede de quiosques em shoppings, onde vende também bolos e salgados.
Uma das histórias que orgulham a marca. "Moça traz em sua história e essência a figura feminina e a destaca em toda sua cadeia de valor. Aliado a isso, Moça é também a marca sinônimo de qualidade e certeza de sucesso na produção de doces das milhares de mulheres doceiras por todo o país. E uma forma singela de agradecer pela preferência e reconhecer o trabalho de cada uma na história da marca é através da visibilidade do seu trabalho. Além disso, estamos formando neste primeiro semestre um grupo de 300 mulheres doceiras junto ao Instituto Consulado da Mulher, para capacitação ao empreendedorismo, tudo via WhatsApp", explica Natália Goivinho, gerente de marketing consumidor Moça. (Da Redação, com informações da AI)