18/02/2022 Peixes assados, cozidos ao molho de camarão e outros pratos são algumas do variado cardápio dos restaurantes da Rua do Porto. Inclui o tradicional peixe no tambor e outras delícias.
A Rua do Porto, na margem do rio Piracicaba, na cidade do mesmo nome, em São Paulo, é um ponto gastronômico que atrai não só piracicabanos como também turistas de todo o país e do exterior. O peixe é o carro-chefe e fica ainda melhor degustar os diferentes pratos oferecidos pelos restaurantes da tradicional Rua do Porto com a visão das águas do rio seguindo calmamente em leve correnteza. Hora ou outra passa um barco lotado de turistas ou alguém fazendo manobras em jet ski.
O peixe é assado ali mesmo, em grandes grelhas, numa referência ao prato típico de Piracicaba, que é o peixe no tambor. Mas há opções de peixe cozido ao molho de camarão ou outros pratos para quem não gosta de peixe, mas quer almoçar ou jantar à margem do rio.
São vários restaurantes na Rua do Porto, montados em um casario antigo dividido da margem do rio pela rua pavimentada. E do outro lado as mesas dispostas para os clientes almoçarem ou jantar com a tranquila visão do rio.
Pintado, piapara, filhote, pirarucu, além de badejo e salmão são servidos pelos restaurantes em um delicioso e variado cardápio com arroz, feijão e pirão. O cardápio inclui carnes bovinas, frango e até torresmo, além de saladas de folhas ou completas. E mais as porções.
Arapuca, Porto das Águas, Capitão Gancho, Piracicaba, Chevett, Barrote, Cais do Porto, entre outros são ótimas opções para se deliciar com a culinária brasileira. Há ainda bares, choperias e pizzarias para atender aos diferentes gostos.
Um dos novos parques da cidade. Ocupa uma área verde de 200 mil metros quadrados, com lago, pistas para exercícios físicos e parques infantis. É onde são realizados campeonatos de pesca, balonismo, canoagem e shows artísticos. Concentra restaurantes e lanchonetes, constituindo ponto-de-encontro da população e turistas.
A Rua do Porto está inserida num grande parque de mesmo nome, numa área verde de 200 mil metros quadrados. Esse parque é um complexo de lazer para os piracicabanos e turistas com o espaço gastronômico do complexo da Rua do Porto e também local de shows, balonismo, canoagem e campeonatos de pesca.
História
"O Rio de Piracicaba/Vai jogar água pra fora/Quando chegar a água dos olhos de alguém que chora..."
Essa conhecida canção brasileira, que difunde o rio Piracicaba e a cidade é denominada "Rio de lágrimas" e foi composta por Lourival dos Santos em 1970 e gravada em 1972. É conhecida na voz de Tião Carreiro e Pardinho e também Chitãozinho e Xororó, entre outros cantores sertanejos.
Piracicaba em tupi-guarani significa "lugar onde o peixe para" em razão das quedas d'água no rio de mesmo nome.
Oficialmente, a cidade foi fundada em 1 de agosto de 1767 à margem do rio Piracicaba. A Rua do Porto foi o início do desenvolvimento, marcado inicialmente pela agricultura. O ciclo do café foi importante para o desenvolvimento econômico, mas chegou ao fim e a cidade foi obrigada a buscar a industrialização. Hoje é um importante polo industrial do interior paulista. (Da Redação)