18/02/2023 Repleta de atrações, Peruíbe é uma cidade do litoral paulista, incluída na chamada Baixada Santista, que alia a beleza das suas praias com gastronomia diversificada e o sossego. Tem praias movimentadas e também aquelas mais isoladas para quem deseja tranquilidade em frente ao mar. E tudo bem perto. Na gastronomia, a variedade é o que conta e vai desde fast food até restaurantes com pratos mais elaborados, passando pela tradicional comida de boteco e praças de alimentação em um grande shopping aberto, que é a Praça Redonda, no Centro.
Peruíbe tem extensas praias e o oferece a possibilidade de turismo ecológico. A praia do Guaraú é um dos destaques, embora a mais movimentada seja a do Centro, onde está um marco da cidade, o prédio redondo e a região atrativa das noites, com artesanato, lojas e uma infinidade de pontos de alimentação. Ruínas que contam a história da região e das primeiras construções no estado de São Paulo também podem ser visitadas, como a do Abarebebê, apontada como a primeira igreja do Brasil; ruínas do Guarauzinho, da Fazenda São João, e os sítios Piaçaguera com vestígios do início do povoado.
Praça Redonda, no Centro, com acesso da praia pela avenida São João, dispõe de pontos comerciais de artesanato, roupas e uma vasta praça de alimentação. Fevereiro é o mês do aniversário da cidade, comemorado no dia 18. A cidade foi fundada em 18 de fevereiro de 1959, quando se desmembrou oficialmente de Itanhaém e iniciou o desenvolvimento voltado para o turismo. Peruíbe é cidade-irmã de Campinas, desde 20 de dezembro de 2007, conceito que permite cooperação econômica e cultural entre as duas cidades.
Anualmente, Peruíbe sedia um Encontro Ufológico, pois faz parte do Primeiro Roteiro Turístico Ufológico do Brasil, passando por pontos onde, acredita-se, já foram vistos óvnis. O acesso a Peruíbe, para quem for ou passar por São Paulo, é a Imigrantes ou Anchieta e depois entrar na Pedro Taques-Manoel da Nóbrega, com acesso à Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e, por fim, Peruíbe. Outra possibilidade é a rodovia Régis Bittencourt (BR-116), entrando na rodovia Manoel da Nóbrega. Outra possibilidade é ir de ônibus, a partir de São Paulo (rodoviária do Jabaquara) e algumas cidades do interior. Aliás, Peruíbe é cidade-irmã de Campinas, cidade do interior paulista.
As praias de Peruíbe são as seguintes: Praia da Barra do Una, Praia do Caramborê, Praia do Parnapuã, Praia do Arpoador (Peruíbe), Praia do Guaraú, Praia do Costão (Peruíbe), Prainha (Peruibe), Praia da avenida São João, Praia do Balneário São João Batista, Praia do Parque Turístico - Rua das Orquídeas, Praia do Oásis, Praia de Icaraíba, Praia de Tapirema e Praia de Piaçaguera. Apesar dos nomes diferentes, a faixa litorânea é praticamente uma só. (Val Rocha)