12/07/2024 A turnê do Abba à Austrália, em março de 1977, resultou também num filme, o Abba - The Movie (Abba - O Filme), lançado em dezembro de 1977 na Austrália e em países europeus. Com o sucesso de Mamma Mia, o filme foi relançado em 2009.
O diretor é Lasse Hallström, que também fez o roteiro do filme Abba - The Movie. Hallström, sueco nascido em 1946, era um velho conhecido de todos da banda. Foram dele praticamente todos os videoclipes do Abba, exceção de três. Ele dirigiu e inovou em muitos deles, dando toque colorido ou as imagens fechadas nas bocas de Agnetha e Frida, como o da música Mamma Mia em que a sincronia das vozes das duas é mostrada nas bocas e há ainda os movimentos das teclas do piano tocado por Benny e dos dedos de Björn na guitarra, além das estrelas num dourado e preto que vão crescendo na tela. E em Dancing Queen a imagem inicial é da mão de Benny passando rapidamente pelo teclado nas primeiras notas da música.
Hallström, após o Abba, tornou-se cineasta premiado. É dele a direção de filmes famosos como "Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador" (What's eating Gilbert Grape), "Chocolate", "Minha vida de cachorro", "Sempre ao seu lado" (Hachiko - A dog's history, com Richard Gere) e "Querido John" (Dear John), exibidos com frequência na Sessão da Tarde da Globo.
Ao todo oito filmes têm músicas do Abba na trilha sonora. O mais famoso, sem dúvida é "Mamma Mia", com Meryl Streep e Pierce Brosnan, de 2008 e dirigido por Phyllida Lloyd e que teve continuação em 2018 ("Mamma Mia - Lá vamos nós de novo"). O filme é baseado no musical de mesmo nome que estreou em 6 de abril de 1999, em Londres e depois foi a outros países, entre eles os Estados Unidos, na Brodway, antes passando por San Francisco e Los Angeles. Em São Paulo, o musical estreou em 2010.
A música Mamma Mia é um hit do Abba, mas, curiosamente, o grupo ofereceu-a para que a banda britânica Brotherhood of Man, formado por dois homens e duas mulheres, a gravasse. Porém o grupo, que venceu o Eurovision de 1976 espelhando-se no Abba, não quis gravá-la. Outra curiosidade é que a música Fernando foi feita para disco solo de Frida e gravada em sueco antes do Abba. Depois ela teve a versão em inglês e gravada pelo Abba, em 1976.
Ainda na Austrália e, posteriormente em outros países, o Abba apresentou um minimusical dentro do show: The girl with the golden hair (A garota com os cabelos dourados). A experiência ousada tinha Agnetha e Frida, ambas com perucas loiras e igualmente vestidas cantando as músicas inicialmente sozinhas "Tank you for the music" (Agnetha) e "I wonder (Departure)" (Frida) e juntas interpretaram I'm a Marionette e, em seguida, agora as duas vestindo um maiô branco, "Get on the carousel". Nesse minimusical havia um narrador entre uma música e outra que as ligava. A história cita a garota que quer o sucesso, tem o sucesso e depois enfrenta os problemas que esse sucesso traz. (Val Rocha)