28/09/2014 Assada, frita ou cozida, a carne de frango é presença marcante no prato do brasileiro, seja nas casas, restaurantes, bares e lanchonetes. O Brasil, em 2014, passou a ser o segundo maior consumidor de carne de frango, superando os dados de 2013 quando ocupava a terceira posição mundial. Cada brasileiro consome, na média, 42 quilos de frango por ano. Além disso, o país é também o terceiro maior produtor (perde para Estados Unidos e China) e o principal exportador da carne da ave. As informações foram apresentadas no 2º Encontro Tecnológico da Avicultura, realizado no começo de junho, no Mato Grosso do Sul.
Por ano, o consumo per capita do brasileiro é de 42 quilos e representa 70% da produção. Os outros 30% são exportados. Arábia Saudita, China e Japão são, na mesma ordem, os principais compradores, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A perspectiva de crescimento é de que até 2020 a carne de frango seja a mais consumida no mundo, num ranking hoje liderado pela carne suína.
Frango crocante
Cleide Proença Carriel, ao lado do marido Sidinei Carriel, é dona da lanchonete Karrielus, em Sorocaba (SP), e tem numa receita com carne de frango um dos destaques. A porção "Frango crocante" recebe elogios dos frequentadores, como Cássio Rodrigues e Osmar Ribeiro.
A comerciante conta que a receita consiste numa adaptação daquela que preparava em casa para a porção servida na lanchonete. "Tem que adaptar em relação aos pedaços do frango utilizado, mas a receita, na forma de preparo, é a mesma que a gente faz em casa. O segredo está no tempero e no carinho", diz ela. Além disso, ela destaca que a apresentação da porção também exige um cuidado maior porque "comemos também com os olhos".