sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
caldos
sopas
peixes
salgadinhos
lanches
churrasco
molhos
saladas
vegetarianas
sorvete
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> NOTÍCIAS
Açougue vem do árabe
Nesta quinta, o dia é de homenagens aos açougueiros
Nesta quinta, o dia é de homenagens aos açougueiros


08/10/2014  

Muitas palavras que usamos normalmente no dia a dia têm origem árabe, fruto da mescla de culturas quando árabes dominaram, na Europa, as regiões onde ficam Espanha e Portugal. Este é o caso da palavra açougue, surgida do árabe as-suq, que corresponde a "feira" ou "mercado". Mas ao pronunciar a palavra os portugueses acabaram trocando o "q" pelo "g", formando, então, inicialmente, "azougue" e, depois, "açougue" como conhecemos até hoje. Mas o significado da palavra tendeu para o local onde se comercializa carnes, embora em Portugal este tipo de estabelecimento seja também conhecido como "talho" (relacionado a talhar ou cortar a carne).
É no açougue que ficam os açougueiros, os profissionais que detêm a arte de cortar a carne, dividindo-as em partes diferentes em sabor, textura e maciez, que são colocadas à venda, além de atender as pessoas no balcão. Nesta quinta-feira (9/10) é o Dia do Açougueiro, exatamente para homenagear estes profissionais.
José Silvério Souza tem uma rotina que começa bem cedo. Ele vai ao seu local de trabalho e começa a fazer a limpeza das peças grandes, como ele fala. Refere-se à retirada de gorduras ou sebo de peças para que possam ser exibidas no balcão frigorífico e todo protegido por vidros para impedir que insetos entrem. Tão logo o açougue abre começa o atendimento. Zé Souza, como é conhecido, procura atender a todos da mesma forma.
"Quero 1 quilo de contra-filé para bife, mas nem muito grosso e nem muito fino", diz uma freguesa apontando para a peça de carne exposta no balcão frigorífico. Pacientemente, Zé pega a carne, faz uma "nova limpeza" e começa a fatiá-la no tamanho solicitado que ele já sabe como é. "É sempre assim. Temos que atender bem. É o nosso trabalho", diz ele, sem saber que o dia 9 de outubro é o Dia do Açougueiro. "Que bom que lembraram da gente", completou.

 

Friboi surgiu a partir de um pequeno açougue


Na década de 1950, José Batista Sobrinho deixou Minas Gerais, onde vivia, e foi para Goiás. Firmou-se em Anápolis. Seu Zé Mineiro, como era conhecido, criou ali a Casa de Carnes Mineira, no ano de 1953. Com a construção e inauguração de Brasília, em abril de 1960, ele decidiu instalar um açougue naquela cidade, aumentando a distribuição de carnes. Este pequeno empreendimento foi o embrião da JBS Friboi, que não parou de crescer. O grupo, cujo nome é homenagem a José Batista Sobrinho nas letras iniciais, detém uma série de marcas e se constitui no maior do Brasil e um dos grandes do mundo na área de processamento de carnes. E tudo começou com a ideia de criar um açougue.

 
 

 


MAIS ACESSADAS
Lata do Leite Moça muda 16 vezes desde 1921
Coca-Cola, Italac, Nissin, Nescau, Soya e Piracanjuba são marcas mais escolhidas
Bela, sinuosa e perigosa, rodovia Tapiraí-Juquiá tem 353 curvas em 60 km
Rede de churrasco texano abre unidade em São Paulo
18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha. Veja receita desta delícia
Sucesso do Abba começou há 50 anos com Waterloo e ainda não parou
Piracanjuba lança creme de leite e leite condensado zero lactose
Delicioso arroz de braga surgiu em Santos. Veja como fazer
Entrevero no arado fica delicioso
Cervejas leves combinam com comidas leves
Leite Moça troca ilustração da camponesa por fotos de mulheres reais
Veja como fazer lanche de mortadela do Mercadão, um dos símbolos de SP
Veja como preparar a mesa posta ideal para o outono

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK