08/10/2014 Muitas palavras que usamos normalmente no dia a dia têm origem árabe, fruto da mescla de culturas quando árabes dominaram, na Europa, as regiões onde ficam Espanha e Portugal. Este é o caso da palavra açougue, surgida do árabe as-suq, que corresponde a "feira" ou "mercado". Mas ao pronunciar a palavra os portugueses acabaram trocando o "q" pelo "g", formando, então, inicialmente, "azougue" e, depois, "açougue" como conhecemos até hoje. Mas o significado da palavra tendeu para o local onde se comercializa carnes, embora em Portugal este tipo de estabelecimento seja também conhecido como "talho" (relacionado a talhar ou cortar a carne).
É no açougue que ficam os açougueiros, os profissionais que detêm a arte de cortar a carne, dividindo-as em partes diferentes em sabor, textura e maciez, que são colocadas à venda, além de atender as pessoas no balcão. Nesta quinta-feira (9/10) é o Dia do Açougueiro, exatamente para homenagear estes profissionais.
José Silvério Souza tem uma rotina que começa bem cedo. Ele vai ao seu local de trabalho e começa a fazer a limpeza das peças grandes, como ele fala. Refere-se à retirada de gorduras ou sebo de peças para que possam ser exibidas no balcão frigorífico e todo protegido por vidros para impedir que insetos entrem. Tão logo o açougue abre começa o atendimento. Zé Souza, como é conhecido, procura atender a todos da mesma forma.
"Quero 1 quilo de contra-filé para bife, mas nem muito grosso e nem muito fino", diz uma freguesa apontando para a peça de carne exposta no balcão frigorífico. Pacientemente, Zé pega a carne, faz uma "nova limpeza" e começa a fatiá-la no tamanho solicitado que ele já sabe como é. "É sempre assim. Temos que atender bem. É o nosso trabalho", diz ele, sem saber que o dia 9 de outubro é o Dia do Açougueiro. "Que bom que lembraram da gente", completou.
Friboi surgiu a partir de um pequeno açougue
Na década de 1950, José Batista Sobrinho deixou Minas Gerais, onde vivia, e foi para Goiás. Firmou-se em Anápolis. Seu Zé Mineiro, como era conhecido, criou ali a Casa de Carnes Mineira, no ano de 1953. Com a construção e inauguração de Brasília, em abril de 1960, ele decidiu instalar um açougue naquela cidade, aumentando a distribuição de carnes. Este pequeno empreendimento foi o embrião da JBS Friboi, que não parou de crescer. O grupo, cujo nome é homenagem a José Batista Sobrinho nas letras iniciais, detém uma série de marcas e se constitui no maior do Brasil e um dos grandes do mundo na área de processamento de carnes. E tudo começou com a ideia de criar um açougue.