09/10/2014 A alcachofra tem a cor arroxeada apenas no Brasil. Nos outros países, onde também é cultivada, ela tende para o esverdeado. A partir da sexta-feira (10/10) a Estância Turística de São Roque (a 60 quilômetros de São Paulo) terá a alcachofra e o vinho como os destaques gastronômicos. Isso porque começa a 22ª Expo São Roque, que se estenderá por todos os finais de semana (sextas, sábado e domingo) até dia 2 de novembro. A tradicional festa da alcachofra e do vinho é uma realização do Sindusvinho, com apoio da Prefeitura. O local da festa é o Recanto da Cascata. Os ingressos custam R$ 6 às sextas-feiras e R$ 20 aos sábados e domingos.
Os milhares de visitantes esperados terão a possibilidade de comer alcachofra nas mais variadas formas da culinária, seja em conserva, patês, pratos congelados ou como risoto, pastel, salpicão, vinagrete. strogonoff, massas, parmegianas e muito mais. Sempre com o acompanhamento de vinhos produzidos em São Roque. Os visitantes poderão também assistir e até participar da tradicional pisa da uva para fazer o vinho, o que também se constitui em ponto marcante da festa. Mais informações sobre a 22ª Expo São Roque no site http://www.exposaoroque.com.br/.
Alcachofra, além de ter propriedades terapêuticas, na culinária combina com massas, peixes, aves e carnes bovinas e suínas. A flor é muito usada na gastronomia em toda a Europa, principalmente Itália e França, e nos Estados Unidos. No Brasil, ainda engatinha, mas a época é da colheita e a alcachofra pode ser encontrada facilmente em feiras e mercados. Veja uma receita com alcachofra e camarões.
Alcachofra al mare
Ingredientes
6 fundos de alcachofra
6 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picados
2 talos de salsão picados
300 gramas de camarões médios descascados
2 tomates sem pele
150 ml de leite de coco
1 pitada de açúcar
salsinha picada
Preparo
Aqueça o azeite, refogue o alho, o salsão, os camarões e os tomates. Junte os fundos de alcachofra, tempere a gosto e finalize com o leite de coco e a salsinha. Observe que os camarões não devem cozinhar demais.