29/10/2014 Com a chegada das festas de fim do ano, os supermercados esperam crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apesar de indicar elevação, o porcentual é ligeiramente inferior à previsão feita para as vendas do ano passado, quando se esperava alta de 14,9%.
Para o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, "o nível de encomendas no varejo continua bom. Não é uma grande variação, mas há um clima de tranquilidade do ponto de vista das vendas, apesar de ser menor em muitas categorias”.
O item com previsão de maior crescimento de vendas no período é a cerveja. O acréscimo é de 16,8%. Em seguida vem o refrigerante, com alta prevista de 16,2%. O porcentual também é maior do que o verificado no período de festas de 2013, que foi 15,2%. Os demais itens analisados na pesquisa da Abras apresentam recuo na expectativa de vendas. O maior deles foi o de peixes frescos, que caiu de 9,6% para 6%, seguido pelo bacalhau, de 11,9% para 8,4%.
No grupo de produtos de época, o lombo suíno é o que apresenta maior expectativa de aumento de vendas, 15,5%. Na opinião de Sussumu Honda, a alta está relacionada ao perfil das famílias. “Ele (lombo) teve esse aumento na preferência (em detrimento do pernil) pelo fato de as famílias serem hoje menores”, explicou. Os supermercados também esperam grande procura de panetones, com incremento de 13,8%, assim como de bebidas natalinas (13,6%) e frutas da época (13,5%). Nos itens importados, os vinhos ganham destaque, com estimativa de 10,8% de crescimento nas vendas.
Entre os produtos deste período do ano, o pernil é o que deve ficar mais caro em relação aos preços do ano passado, com alta de 12,2%. A cerveja também vai pesar mais no bolso do consumidor, com elevação de 12%. Em seguida, estão o lombo (11,8%), o refrigerante (11,6%) e o frango congelado (11,3%).
O setor supermercadista espera para todo o mês de dezembro crescimento de 4% a 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte e fotos - Agência Brasil
Vendas dos supermercados sobem em setembro, mas são menores que as de agosto
As vendas dos supermercados de todo o país, em valores reais, cresceram 2,91% no mês de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com o mês anterior, houve queda de 4,86%. No acumulado de janeiro a setembro, o setor registra alta de 1,77% ante igual período de 2013. Os números consideram os valores deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na divulgação do Índice Nacional de Vendas, a entidade também apresenta a pesquisa Abrasmercado que mostra o comportamento de uma cesta de compras composta por 35 itens de largo consumo, como alimentos, higiene, beleza e limpeza doméstica. Os dados mostram que a cesta apresentou alta de 0,9% em setembro em relação a agosto. No mesmo período, o IPCA variou 0,57%. No acumulado dos últimos 12 meses, a cesta apresenta alta de 5,28%. O valor, no entanto, fica abaixo da inflação do período, que foi 6,75%.
As maiores altas foram observadas nos itens: cebola (8,78%), biscoito Cream Cracker (4,89%), carne traseiro (3,33%) e frango congelado (3,15%). Quedas mais significativas, por outro lado, ficaram por conta da redução no preço da batata (-6,4%), do tomate (-5,19%), do ovo (-3,95%) e da farinha de trigo (-2,93%). O Sudeste foi a região com maior alta, 1,90%, com valor de R$ 360,03. O Nordeste, por outro lado, foi a única região que apresentou queda (-0,77%), com valor de R$ 329,15.
Fonte - Agência Brasil