01/11/2014 A invasão oriental atingiu a gastronomia em praticamente todas as cidades de médio a grande porte no Brasil. Os restaurantes que oferecem pratos da culinária japonesa e chinesa vêm sendo abertos rotineiramente. E com eles começam a popularizar nomes que, no Brasil, eram restritos à colônia japonesa e chinesa e a alguns conhecedores dessa gastronomia. Sushi, sashimi, tempurá, temaki, yakissoba, entre outros, já são conhecidos. Muitos deles apresentam rodízios de sushis e sashimis. Outro detalhe: os sushimen são brasileiros - muitos sem qualquer descendência oriental.
Essa popularização tem muito a ver com a ida de muitos brasileiros descendentes de japoneses ao Japão para trabalhar. Entre as décadas de 90 e 2000, foram muitos os chamados dekasseguis (deru - sair - e kasegu - trabalhar, ganhar dinheiro). Números sobre essa saída apontaram cerca de 190 mil brasileiros vivendo no Japão. Mas com a crise que atingiu aquele país, milhares voltaram ao Brasil e trouxeram muito da culinária que conheceram.
Há ainda quem torça o nariz pelos pratos que levam o peixe cru. Mas, aos poucos, eles também vão descobrindo que há uma infinidade de delícias culinárias da cozinha oriental e que ela não é limitada ao sushi e sashimi.
Vale destacar a questão estética apurada. A apresentação e o próprio alimento tem colorido para combinar sabor e visual.
Sushi tem história e duas datas comemorativas
A história do sushi remete a séculos. O Japão é um país que vive dos pescados e frutos do mar. A base da alimentação é o que se retira do mar, porque o relevo e o fato de o país ser formado por ilhas não permite a utilização de grandes áreas para a agropecuária.
Séculos atrás, os pescadores descobriram uma técnica para conservação dos peixes que, além do sal, usava o arroz cozido que fermentava. Não demorou muito e eles perceberam que poderiam comer o arroz juntamente com o peixe, antes que fermentasse. Isso aconteceu no século 14. Surgiu, assim, o namanarizushi. Ele foi a origem dos tipos de sushi conhecidos hoje.
Depois do namanarizushi, o arroz passou a ser temperado com vinagre, fazendo surgir o hayazushi. Com a utilização do shoyo, os sushis foram mudando. Hoje são consumidos em todo o mundo. Eles têm sabor exótico, mas muito bom, e são saudáveis.
Alimento globalizado, tem duas datas comemorativas. Uma é o dia 1º de novembro, que é o Dia Internacional do Sushi. Há ainda o dia 18 de junho, também atribuído ao sushi, mas esta em conjunto com o dia da imigração japonesa ao Brasil. A data marca a chegada do navio Kasato Maru, com os primeiros imigrantes, em 1908.
Veja alguns tipos de sushi
Niguiri Zushi - Bolinho que por cima leva peixes, frutos do mar, etc
Maki Zushi - Enrolados com algas, verduras ou outras folhas e que se desdobram em vários tipos.
Futomaki – enrolado grosso com alga por fora e recheio variado
Hossomaki – enrolado fino com alga por fora e recheio variado
Tekkamaki – hossomaki de atum
Kappamaki – hossomaki de pepino
Uramaki – enrolado grosso ou fino com arroz do lado de fora polvilhado com gergelim moído
Temaki – enrolado com a mão em forma de cone ou cilindro
Tirashi Zushi - Arroz de sushi com peixes e crustáceos espalhados por cima