sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Premiação
Chapada Diamantina tem o melhor café do Brasil

09/11/2014  

A cerca de 560 quilômetros de Salvador (BA), uma cidade com menos de 20 mil habitantes conquistou nada menos do que as cinco primeiras colocações do 15º Cup of Excellence – Early Harvest Brasil 2014, principal concurso de qualidade do Brasil dedicado aos cafés produzidos por via úmida.
A premiação levou em conta amostras de 10 regiões produtoras. Dos 150 concorrentes, apenas 18 eram do Planalto Baiano, nove dos quais acabaram classificados entre os 20 melhores.
A cidade tem clima de montanha com temperaturas que podem chegar a 3°C e conta com cachoeiras e belezas naturais entre as atrações turísticas, além, é claro, da degustação de cafés especiais direto do produtor.
A produção dos cafés especiais é beneficiada pela baixa umidade e pela altitude de 1.180m, que faz de Piatã a mais alta cidade serrana do Nordeste. Piatã tem também a mais antiga povoação da Chapada Diamantina, que começou a ser habitada em meados do séc. XVII, com os bandeirantes e portugueses atrás de ouro e pedras preciosas.
Um dos produtores de café de Piatã, Leonardo Bittner, afirma que o bom resultado comprova o sucesso de um modelo de negócio voltado para a qualidade, em vez da quantidade. “São propriedades que focam todos os esforços em fazer o melhor café. Por isso, tudo é feito com mais cuidado”, diz.
De olho no potencial turístico do café, este ano, foi desenvolvido o primeiro roteiro operado por agência, que leva os visitantes para conhecerem todo o processo de produção nas fazendas do município, além de promover degustação do produto.
Durante o passeio, é possível ter contato com os donos das chácaras e fazendas ao supervisionar a produção, que é toda feita de forma artesanal. Os amantes do café podem agendar uma visita na Chácara Ouro Verde, onde ainda há grãos do lote premiado com a primeira colocação do Cup Of Excellence 2014.
O atendimento aos visitantes é feito direto pelo proprietário, Cândido Vladimir, que explica o que levou as fazendas da família a serem reconhecidas mundialmente. Outra opção é esticar o passeio para o Vale do Capão, cidade a 150 quilômetros de Piatã. Em Vale do Capão, há uma cafeteria no próprio local onde é feita a torrefação de parte do café produzido em Piatã. Os turistas podem degustar, fresquinho e em primeira mão, o café que será distribuído para as melhores cafeterias do País.
É possível ainda aproveitar a viagem para conhecer a Cachoeira da Fumaça, com 340 metros de altura, também localizada na cidade.
Os produtores locais reconhecem que o turismo do café na região ainda é incipiente. Dados da Secretaria de Turismo da Bahia mostram a Chapada Diamantina recebe cerca de 495 mil turistas por ano. “A maior parte deles vem em busca do ecoturismo e se surpreende ao descobrir que é daqui que sai o melhor café do país”, diz Leonardo Bittner.

 

Fonte - Portal Brasil/ Ministério do Turismo

 
 


 

 Com hashtags similares:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Carne seca cozida com mandioca é uma delícia
Minestrone é uma sopa que combina com noites frias
Prepare este arroz de forno com carne moída e queijo
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

Cuidado necessário
Ministério da Saúde recomenda orientação para dieta detox
Para combater excessos alimentares de fim de ano, muitas pessoas optam por Dietas de Desintoxicação. Mas para isso é preciso orientação de um nutricionista.

Mais frutas e grãos
Crianças e adolescentes não podem trocar almoço ou jantar por lanche
Crianças e adolescentes não podem pular refeições e nem trocar almoço e jantar por lanche. O Ministério da Saúde recomenda frutas e lanches entre refeições.

Atrai dinheiro?
Saiba a razão de comer lentilha no réveillon e veja receitas
Comer lentilha na virada do ano é tradição, recheada de simbolismo. A lentilha, diz a lenda, é um grão que atrai riqueza e prosperidade. Confira as receitas.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +