sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Quase 200 anos
Maceió tem muitas opções turísticas e gastronômicas

08/12/2014  

Maceió, a capital de Alagoas, conhecida por suas praias de águas quentes e cristalinas e expressiva identidade cultural, completou 199 anos na sexta-feira (5/12) e caminha agora para o seu ducentário. A cidade é o 16º destino mais procurado por turistas domésticos e 13º mais desejado por eles, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo (MTur). Trata-se de um destino que une beleza natural e uma diversificada gastronomia, com destaque para os frutos das águas (mar, rios e lagoas).
Pratos com peixes, crustáceos, moluscos, lagostas ficam deliciosos na rede de restaurantes da cidade. São servidos ainda carapebas, cavalas fritas, camarões, fritada de siri e o tradicional sururu de capote, além de peixada com pirão. Há ainda os pratos regionais como a carne de sol com fava ou feijão verde e os sucos de frutas típicas, entre as quais mangaba, graviola e caju.

Praias e piscinas naturais

Os corais e as piscinas naturais de Pajuçara são o cartão-postal mais conhecido da cidade. Na maré baixa, com o mar tranquilo e cristalino, os turistas podem mergulhar com peixes de várias cores e espécies. Para chegar lá, o visitante utiliza rústicas jangadas, sendo algumas delas acessíveis, adaptadas para receber e transportar pessoas com deficiência.
Praias como Pajuçara, Ponta Verde, e Cruz das Almas, que ficam em área urbana e compõem a orla marítima de Maceió, são algumas das mais visitadas. Para aproveitar a bela paisagem da região, é possível alugar uma bicicleta e pedalar pela ciclovia do Pontal da Barra até a Jatiúca. Se o turista desejar conhecer locais mais distantes, pode optar por praias como Ipioca, Pratagy, Mirante da Sereia, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma e Jacarecica.
No litoral sul, as mais conhecidas são a praia do Gunga, praia do Francês e Barra de São Miguel. “Temos uma diversidade incrível de praias para atender aos mais exigentes turistas. Como alagoano, nascido em Maceió, com a infância vivida no bairro do Farol, posso afirmar que é impossível não se apaixonar pela cidade”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
Os visitantes também podem conhecer a região fazendo passeios de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba. No bairro Pontal da Barra, é possível realizar o Passeio das Nove Ilhas, com embarcações que navegam em um arquipélago localizado na Lagoa Mundaú. Dessas nove ilhas, oito delas ficam na capital alagoana e uma em Marechal Deodoro, município vizinho.
A cultura maceioense é expressiva e marcante, onde nasceram artistas, escritores e músicos como o cantor e compositor Djavan e o poeta Lêdo Ivo. Festas e danças como Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Bumba Meu Boi, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo e Zabumba fazem parte das manifestações folclóricas da região.
O principal artesanato de Maceió é o filé: uma renda feita principalmente por mulheres, com técnicas passadas de mãe para filha através das gerações. Para encontrar este e outros artesanatos locais, os turistas podem ir até o Mercado do Artesanato, a Feirinha da Pajuçara ou o Pavilhão da Pajuçara.

 

Fonte - Ministério do Turismo

 
 


 

 RECEITAS SIMILARES:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Faça suco de salsinha com abacaxi
Salada colorida de ervilha fica deliciosa e é bem fácil
Prepare este arroz de forno com carne moída e queijo
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

Doce Hora
Campanha da União convida a boas ações no dia de 25 horas
O horário de verão termina sábado (21/2), que terá 25 horas. A União convida a que a hora a mais seja usada em boas ações, com a campanha Doce Hora. Confira!

Carnaval e comida
Escola de samba leva culinária mineira para a Sapucaí
A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, que desfila na noite de domingo na Marquês de Sapucaí vai mostrar a rica culinária mineira.

Festa e gastronomia
Macapá, única capital cortada pela linha do Equador, faz 257 anos
Macapá, capital do Amapá, completou 257 anos nesta quarta (4/2). Cidade tem gastronomia baseada nos peixes e outros frutos da água. Confira o camarão no bafo.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +