18/12/2014 Hospitalidade e gastronomia agradaram aos turistas que visitaram Porto Alegre, a capital do Rio do Sul, na época da Copa do Mundo. Eles destacaram a cidade e manifestaram desejo de retornar. Em Porto Alegre, os turistas participaram de uma série de oficinas em que puderem verificar como se faz caipirinha, churrasco com fogo de chão, chimarrão e doces típicos. Na cidade há inclusive uma linha de ônibus, a Linha Turismo, que percorre roteiro turístico da cidade. Neste mês, os ônibus estão decorados com tema natalino.
Na quarta-feira (17/12), o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) recebeu o presidente da Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo das Capitais) e secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes. Os visitantes apresentaram exatamente publicações com balanços da movimentação turística na cidade e o impacto da Copa do Mundo 2014 para o setor.
“A Copa do Mundo 2014 foi um desafio para todas as cidades-sede dos jogos e Porto Alegre se preparou para esse evento planetário, recebeu milhares de turistas do mundo inteiro e passou no teste”, comentou o presidente da Embratur, Vicente Neto.
O secretário de Turismo destacou que a melhor resposta do trabalho realizado está no índice de satisfação dos turistas com a hospitalidade (98%), gastronomia (91,7%), hospedagem e diversão noturna (88%), atrativos e informações turísticas (89%), transporte e mobilidade urbana (84%). “Os pousos internacionais aumentaram 73,76% e a ocupação hoteleira chegou a 91%”, complementou.
Ainda segundo o estudo da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, a cidade recebeu 160 mil turistas internacionais e 200 mil visitantes nacionais. Entre os vindos de outros países, 96,5% pretendem voltar à cidade.
Fonte - Portal Brasil/Instituto Brasileiro de Turismo
Fotos - Cristine Rochol/PMPA, Francielle Caetano/PMPA e Mirele Pacheco/PMPA