,


 
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> NOTÍCIAS
De Minas para o mundo
Hoje é dia do pão de queijo, delícia a qualquer hora
Pão de queijo é delicioso no café da manhã e da tarde ou a qualquer hora


17/08/2015  

No café da manhã, da tarde ou em coquetéis, o pão de queijo é uma delícia em todo o Brasil. E este dia 17 de agosto é o dia dele: Dia do Pão de Queijo. A data surgiu em 2007 após um concurso promovido pelo programa Mais Você de Ana Maria Braga para eleger o melhor pão de queijo o Brasil e a final foi no dia 17 de agosto. Esta delícia é uma criação mineira e estima-se que a primeira receita surgiu no século 18. A mistura de queijo, polvilho, manteiga, sal e ovos saindo do forno é uma delícia.
Dalva Mendonça, criadora da receita de pão de queijo para a Forno de Minas, explicou que o hábito de comer o pãozinho era familiar: “Era muito comum reunir toda a família na fazenda para preparar o pão de queijo. Os ingredientes eram bem selecionados, tínhamos todo um cuidado no modo de preparar e atenção especial ao assar, que, naquela época, era realizado no forno a lenha. Foi esse aprendizado que levei para a Forno de Minas”.
Segundo ela, “receitas de pão queijo existem inúmeras. Dependendo da região que você está em Minas, a matéria-prima utilizada pode variar. Mas, na minha opinião, o grande segredo é você ter uma receita que realize o desejo de seu consumidor. O cuidado em cada detalhe faz a diferença. Nós, por exemplo, desenvolvemos receitas diferentes dentro do mesmo produto, como o pão de queijo light e o pão de queijo gourmet, além dos diferentes tamanhos, como coquetel, tradicional, lanche, superlanche e biglanche, e o pão de queijo assado congelado, que pode ser preparado em cinco minutos, para quem não tem tempo de esperar 30 minutos para assar o tradicional. Sendo assim, faz a diferença num mercado competitivo como o nosso oferecer opções que agrade e atenda aos mais diversificados clientes, tendo como diferencial a qualidade”, afirma.
Ela ensina que é preciso usar queijo. “É comum nos depararmos com pães de queijos duros, borrachudos e muitas vezes, até oco no meio. No pão de queijo feito com queijo de verdade e não com aroma, nada disso acontece. Ele é consistente, crocante por fora, tem uma massa firme, fica macio por dentro, além de ser muito saboroso”.
Além do Brasil, a Forno de Minas exporta o produto para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Uruguai, Peru e Emirados Árabes. Outros mercados, como Holanda, Suíça, Escandinávia, França, Angola e Colômbia também estão na mira da empresa. Conforme o presidente da empresa, Helder Mendonça, “não é fácil criar um novo hábito de consumo. Porém, quando quebramos a barreira e o consumidor experimenta o pão de queijo, a conquista é imediata. Acreditamos que o pão de queijo tem tudo para ser um produto global".



Pão de queijo caseiro

Caso queira fazer o pão de queijo, esta receita é caseira, não vai ao liquidificador e fica deliciosa. Confira!

Ingredientes

Meio quilo de polvilho doce
1 copo e meio de leite
80 ml de óleo de soja
2 ovos
1 colher de chá de sal
300 gramas de queijo meia cura ralado

Preparo

Misture o leite com o óleo e ferva. Coloque o polvilho e o sal em uma travessa e amasse. Adicione bem aos poucos o leite e o óleo fervido à massa, sempre misturando. Junte 1 ovo, misture bem e acrescente o outro ovo. Coloque o queijo ralado e mexa bem com as mãos. Corrija a massa com mais polvilho, se ela ficar muito mole. Reserve por 30 minutos para descansar.
Faça as bolinhas e coloque-as em uma assadeira untada. Preaqueça o forno a 180° C e leve para assar por cerca de 20 minutos.

Tempo de preparo - 60 minutos
Nível de dificuldade - Fácil


Fonte - Simone Silva Santos

 
 

 

 RECEITAS SIMILARES:

-->

MAIS ACESSADAS
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Faça suco de salsinha com abacaxi
Arroz carreteiro é simples, rápido e muito gostoso
Salada colorida de ervilha fica deliciosa e é bem fácil
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Veja como preparar uma saborosa batida de frutas
Rosquinha crocante fica pronta em 20 minutos
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer

 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

Doce Hora
Campanha da União convida a boas ações no dia de 25 horas
O horário de verão termina sábado (21/2), que terá 25 horas. A União convida a que a hora a mais seja usada em boas ações, com a campanha Doce Hora. Confira!

Carnaval e comida
Escola de samba leva culinária mineira para a Sapucaí
A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, que desfila na noite de domingo na Marquês de Sapucaí vai mostrar a rica culinária mineira.

Festa e gastronomia
Macapá, única capital cortada pela linha do Equador, faz 257 anos
Macapá, capital do Amapá, completou 257 anos nesta quarta (4/2). Cidade tem gastronomia baseada nos peixes e outros frutos da água. Confira o camarão no bafo.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK