17/08/2015 No café da manhã, da tarde ou em coquetéis, o pão de queijo é uma delícia em todo o Brasil. E este dia 17 de agosto é o dia dele: Dia do Pão de Queijo. A data surgiu em 2007 após um concurso promovido pelo programa Mais Você de Ana Maria Braga para eleger o melhor pão de queijo o Brasil e a final foi no dia 17 de agosto. Esta delícia é uma criação mineira e estima-se que a primeira receita surgiu no século 18. A mistura de queijo, polvilho, manteiga, sal e ovos saindo do forno é uma delícia.
Dalva Mendonça, criadora da receita de pão de queijo para a Forno de Minas, explicou que o hábito de comer o pãozinho era familiar: “Era muito comum reunir toda a família na fazenda para preparar o pão de queijo. Os ingredientes eram bem selecionados, tínhamos todo um cuidado no modo de preparar e atenção especial ao assar, que, naquela época, era realizado no forno a lenha. Foi esse aprendizado que levei para a Forno de Minas”.
Segundo ela, “receitas de pão queijo existem inúmeras. Dependendo da região que você está em Minas, a matéria-prima utilizada pode variar. Mas, na minha opinião, o grande segredo é você ter uma receita que realize o desejo de seu consumidor. O cuidado em cada detalhe faz a diferença. Nós, por exemplo, desenvolvemos receitas diferentes dentro do mesmo produto, como o pão de queijo light e o pão de queijo gourmet, além dos diferentes tamanhos, como coquetel, tradicional, lanche, superlanche e biglanche, e o pão de queijo assado congelado, que pode ser preparado em cinco minutos, para quem não tem tempo de esperar 30 minutos para assar o tradicional. Sendo assim, faz a diferença num mercado competitivo como o nosso oferecer opções que agrade e atenda aos mais diversificados clientes, tendo como diferencial a qualidade”, afirma.
Ela ensina que é preciso usar queijo. “É comum nos depararmos com pães de queijos duros, borrachudos e muitas vezes, até oco no meio. No pão de queijo feito com queijo de verdade e não com aroma, nada disso acontece. Ele é consistente, crocante por fora, tem uma massa firme, fica macio por dentro, além de ser muito saboroso”.
Além do Brasil, a Forno de Minas exporta o produto para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Uruguai, Peru e Emirados Árabes. Outros mercados, como Holanda, Suíça, Escandinávia, França, Angola e Colômbia também estão na mira da empresa. Conforme o presidente da empresa, Helder Mendonça, “não é fácil criar um novo hábito de consumo. Porém, quando quebramos a barreira e o consumidor experimenta o pão de queijo, a conquista é imediata. Acreditamos que o pão de queijo tem tudo para ser um produto global".
Pão de queijo caseiro
Caso queira fazer o pão de queijo, esta receita é caseira, não vai ao liquidificador e fica deliciosa. Confira!
Ingredientes
Meio quilo de polvilho doce
1 copo e meio de leite
80 ml de óleo de soja
2 ovos
1 colher de chá de sal
300 gramas de queijo meia cura ralado
Preparo
Misture o leite com o óleo e ferva. Coloque o polvilho e o sal em uma travessa e amasse. Adicione bem aos poucos o leite e o óleo fervido à massa, sempre misturando. Junte 1 ovo, misture bem e acrescente o outro ovo. Coloque o queijo ralado e mexa bem com as mãos. Corrija a massa com mais polvilho, se ela ficar muito mole. Reserve por 30 minutos para descansar.
Faça as bolinhas e coloque-as em uma assadeira untada. Preaqueça o forno a 180° C e leve para assar por cerca de 20 minutos.
Tempo de preparo - 60 minutos
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Simone Silva Santos