sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
De Minas para o mundo
Hoje é dia do pão de queijo, delícia a qualquer hora
Pão de queijo é delicioso no café da manhã e da tarde ou a qualquer hora

17/08/2015  

No café da manhã, da tarde ou em coquetéis, o pão de queijo é uma delícia em todo o Brasil. E este dia 17 de agosto é o dia dele: Dia do Pão de Queijo. A data surgiu em 2007 após um concurso promovido pelo programa Mais Você de Ana Maria Braga para eleger o melhor pão de queijo o Brasil e a final foi no dia 17 de agosto. Esta delícia é uma criação mineira e estima-se que a primeira receita surgiu no século 18. A mistura de queijo, polvilho, manteiga, sal e ovos saindo do forno é uma delícia.
Dalva Mendonça, criadora da receita de pão de queijo para a Forno de Minas, explicou que o hábito de comer o pãozinho era familiar: “Era muito comum reunir toda a família na fazenda para preparar o pão de queijo. Os ingredientes eram bem selecionados, tínhamos todo um cuidado no modo de preparar e atenção especial ao assar, que, naquela época, era realizado no forno a lenha. Foi esse aprendizado que levei para a Forno de Minas”.
Segundo ela, “receitas de pão queijo existem inúmeras. Dependendo da região que você está em Minas, a matéria-prima utilizada pode variar. Mas, na minha opinião, o grande segredo é você ter uma receita que realize o desejo de seu consumidor. O cuidado em cada detalhe faz a diferença. Nós, por exemplo, desenvolvemos receitas diferentes dentro do mesmo produto, como o pão de queijo light e o pão de queijo gourmet, além dos diferentes tamanhos, como coquetel, tradicional, lanche, superlanche e biglanche, e o pão de queijo assado congelado, que pode ser preparado em cinco minutos, para quem não tem tempo de esperar 30 minutos para assar o tradicional. Sendo assim, faz a diferença num mercado competitivo como o nosso oferecer opções que agrade e atenda aos mais diversificados clientes, tendo como diferencial a qualidade”, afirma.
Ela ensina que é preciso usar queijo. “É comum nos depararmos com pães de queijos duros, borrachudos e muitas vezes, até oco no meio. No pão de queijo feito com queijo de verdade e não com aroma, nada disso acontece. Ele é consistente, crocante por fora, tem uma massa firme, fica macio por dentro, além de ser muito saboroso”.
Além do Brasil, a Forno de Minas exporta o produto para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Uruguai, Peru e Emirados Árabes. Outros mercados, como Holanda, Suíça, Escandinávia, França, Angola e Colômbia também estão na mira da empresa. Conforme o presidente da empresa, Helder Mendonça, “não é fácil criar um novo hábito de consumo. Porém, quando quebramos a barreira e o consumidor experimenta o pão de queijo, a conquista é imediata. Acreditamos que o pão de queijo tem tudo para ser um produto global".

Sobre a Forno de Minas

A Forno de Minas Alimentos S/A, tradicional indústria de alimentos congelados e líder de mercado na comercialização de pães de queijo no Brasil, nasceu do sucesso da receita caseira de pão de queijo da Dona Dalva. Fundada em 1990, gerida pela própria Dona Dalva, pelos filhos Hélida e Helder e pelo sócio Vicente Camiloti, é nacionalmente reconhecida pela qualidade, praticidade e tradição de seus produtos. Tem o pão de queijo preferido dos brasileiros e oferece soluções para todas as ocasiões de consumo, com um portfólio de mais de 20 produtos, que atendem tanto o varejo quanto o food service. Em 2009, foi readquirida pela família Mendonça, 10 anos depois de ficar sob controle de uma multinacional norte-americana.
A sede da empresa é em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, e tem 24 mil m². A Forno de Minas também tem uma Indústria de Laticínios própria, que produz o queijo e outros produtos para a fábrica. Com mais de 800 colaboradores e seis filiais (Contagem, São Paulo capital, interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília), a empresa exporta pães de queijo para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Uruguai, Peru e Emirados Árabes.


Pão de queijo caseiro

Caso queira fazer o pão de queijo, esta receita é caseira, não vai ao liquidificador e fica deliciosa. Confira!

Ingredientes

Meio quilo de polvilho doce
1 copo e meio de leite
80 ml de óleo de soja
2 ovos
1 colher de chá de sal
300 gramas de queijo meia cura ralado

Preparo

Misture o leite com o óleo e ferva. Coloque o polvilho e o sal em uma travessa e amasse. Adicione bem aos poucos o leite e o óleo fervido à massa, sempre misturando. Junte 1 ovo, misture bem e acrescente o outro ovo. Coloque o queijo ralado e mexa bem com as mãos. Corrija a massa com mais polvilho, se ela ficar muito mole. Reserve por 30 minutos para descansar.
Faça as bolinhas e coloque-as em uma assadeira untada. Preaqueça o forno a 180° C e leve para assar por cerca de 20 minutos.

Tempo de preparo - 60 minutos
Nível de dificuldade - Fácil


Fonte - Simone Silva Santos

 
 


 

 Com hashtags similares:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Carne seca cozida com mandioca é uma delícia
Minestrone é uma sopa que combina com noites frias
Prepare este arroz de forno com carne moída e queijo
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

Rio e SP preferidos
Turistas elogiam o Brasil e dizem que querem voltar
Pesquisa de demanda internacional mostra que Rio de Janeiro e São Paulo lideram a lista de destinos mais visitados por estrangeiros. Gastronomia é destaque.

Depois da Copa
Hospitalidade e gastronomia satisfazem turistas em Porto Alegre
Hospitalidade e gastronomia agradaram aos turistas que visitaram Porto Alegre, a capital do Rio do Sul, na época da Copa do Mundo. Eles querem retornar.

Não é no litoral
Maiores produtores de peixes do Brasil estão no Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste, em especial Mato Grosso, estão os maiores produtores de peixes do Brasil. Ceará e RN produzem mais camarões e SC, ostras e mexilhões.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +