30/12/2014 Cerca de 2 milhões de pessoas deverão assistir das areias de Copacabana e pistas da avenida Atlântica à tradicional queima de fogos que acontece todos os anos e que vem se consolidando como uma das mais tradicionais e grandiosas festas para marcar a chegada do novo ano.
A projeção foi divulgada pela prefeitura do Rio de Janeiro. Desde domingo (28/12), a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) vem executando os preparativos para a queima de fogos, que neste ano acontece também nas praias do Flamengo, na Zona Sul do Rio, e em Icaraí, na Baixada Litorânea.
A queima acontecerá a partir de balsas ancoradas na orla marítima. O planejamento da parte marítima dos espetáculos envolve CPRJ, Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (Cbmerj), prefeituras dos municípios do Rio de Janeiro e de Niterói, empresas de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e de Niterói - Empresa de Lazer e Turismo S/A (Neltur).
Cabe à CPRJ fiscalizar as balsas e organizar navios de cruzeiro, embarcações de turismo náutico, esporte e recreio que trazem pessoas para assistir aos espetáculos.
São esperados - além dos 2 milhões de pessoas na praia de Copacabana - mais 10 navios de cruzeiro e cerca de 250 barcos de turismo náutico, esporte e recreio, na orla da Praia de Copacabana, de acordo com a Prefeitura do Rio.
A Capitania dos Portos estará utilizando helicóptero, navio patrulha, 20 embarcações de menor porte e 110 militares para fiscalizar 21 balsas posicionadas por 14 rebocadores nas orlas dos municípios do Rio de Janeiro e de Niterói (11 em Copacabana, cinco no Flamengo, e cinco em Icaraí).
Fonte - Agência Brasil
Foto - Tomaz Silva/Agência Brasil