sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
caldos
sopas
peixes
salgadinhos
lanches
churrasco
molhos
saladas
vegetarianas
sorvete
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> NOTÍCIAS
Veja dicas
Dias quentes exigem mais cuidados para conservar e manipular alimentos
Dias quentes exigem mais cuidados para conservar e manipular alimentos


20/01/2015  

Nestes dias de forte calor, os cuidados com a alimentação e principalmente com a conservação e manipulação dos alimentos devem ser redobrados. Com as altas temperaturas – beirando os 40º C nas últimas semanas em Sorocaba – os alimentos se aquecem muito mais rapidamente e sua velocidade de deterioração se acelera, o que pode ser prejudicial à saúde. Por isso, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) da Área de Vigilância em Saúde, dá dicas e orientações para evitar intoxicações e outras doenças causadas por ingestão de alimentos contaminados.
“Especialmente no calor, os cuidados com os alimentos devem ser redobrados. É preciso prestar atenção com o acondicionamento adequado, temperatura recomendada etc. O ideal é consumir os alimentos logo após o preparo para não estragarem. Se houver sobra de alimentos em alguma refeição, eles devem ser guardados sob refrigeração e totalmente reaquecidos para serem consumidos novamente”, orienta a bióloga Marilyn Castelani de Araújo, da Visa.
Marilyn explica que os principais fatores que contribuem para ocorrência de contaminações dos alimentos, implicando também perdas dos mesmos, são os seguintes: processamento térmico insuficiente, resfriamento e/ou reaquecimento inadequado, preparo de grandes volumes de alimentos e com antecedência, uso de matérias-primas contaminadas, alimentos vegetais crus mal lavados, aproveitamento de sobras, limpeza insatisfatória de equipamentos e/ou utensílios, estocagem do alimento pronto em temperatura ambiente, armazenamento inadequado (exemplo: junto com produtos de limpeza), e o manuseio.
Dicas
Juliana Dias Mome Taver, também bióloga da Visa, lembra que existem alguns cuidados indispensáveis ao escolher, adquirir ou consumir os alimentos. “Sempre verificar as condições de limpeza e organização do estabelecimento, e conferir se é licenciado pela Vigilância Sanitária. Atentar em relação à procedência dos produtos, as condições de embalagem, bem como o prazo de validade”, diz.
Juliana dá as dicas sobre o que fazer na volta do supermercado, quitanda, padaria ou mercearia, por exemplo. “Ao chegar em casa, retire das sacolas plásticas os produtos a serem armazenados e aloje adequadamente os alimentos na geladeira. Nas prateleiras superiores, os alimentos preparados e prontos para o consumo, nas prateleiras do meio coloque os produtos semiprontos, e nas prateleiras inferiores os alimentos crus. Sempre acondicionar os alimentos protegidos por sacos plásticos próprios para alimentos ou em recipientes com tampa”, explica.

 

Fonte - Silvia Arruda Sajo/Prefeitura de Sorocaba (SP)

 
 
 Veja Receitas Similares:


 


MAIS ACESSADAS
Lata do Leite Moça muda 16 vezes desde 1921
Bela, sinuosa e perigosa, rodovia Tapiraí-Juquiá tem 353 curvas em 60 km
Rede de churrasco texano abre unidade em São Paulo
18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha. Veja receita desta delícia
Sucesso do Abba começou há 50 anos com Waterloo e ainda não parou
Coca-Cola, Italac, Nissin, Nescau, Soya e Piracanjuba são marcas mais escolhidas
Piracanjuba lança creme de leite e leite condensado zero lactose
Delicioso arroz de braga surgiu em Santos. Veja como fazer
Entrevero no arado fica delicioso
Cervejas leves combinam com comidas leves
Veja como fazer lanche de mortadela do Mercadão, um dos símbolos de SP
Leite Moça troca ilustração da camponesa por fotos de mulheres reais
Veja como preparar a mesa posta ideal para o outono

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK