04/02/2015 A cidade de Macapá, capital do Amapá, completou 257 anos nesta quarta-feira (4). Entre as comemorações de aniversário estão uma pescaria aberta ao público e uma feira de artesanato na Praça Floriano Peixoto, um dos principais cartões postais da cidade, além de apresentações artísticas.
Macapá é banhada pelo rio Amazonas, o maior rio do mundo, e atrai moradores e turistas devido à biodiversidade e belas paisagens. A única capital brasileira que é cortada pela linha do Equador, Macapá tem uma rica gastronomia, com pratos de origem indígena. Entre eles estão os famosos pato no tucupi e o tacacá (uma espécie de sopa servida numa cuia). Mas há muitos outros e que têm destaque o peixe, como a caldeirada de tucunaré, ou os frutos da água, como o camarão no bafo, que leva até uma dose de cachaça entre os ingredientes. O açaí também é parte de diferentes pratos, além de sucos.
Nos últimos quatro anos, o Ministério do Turismo investiu R$ 10,8 milhões na capital amapaense para a construção, revitalização e aprimoramento da infraestrutura turística da cidade. Entre as obras entregues nesse período destacam-se a revitalização do Complexo Beira-Rio e a recuperação de calçamento na Praça Jaci Barata Jucá.
Localizada a 15 minutos da capital, a área de preservação ambiental em Curiaú é uma boa pedida para quem deseja conhecer os costumes de uma comunidade quilombola, que mantém vivos costumes de seus antepassados, como a dança típica Maracaibo e a produção da Gengibirra, bebida alcoólica feita com gengibre.
No centro da capital, a Fortaleza de São José de Macapá, maior fortificação construída na época da colonização portuguesa, atrai moradores e turistas com seus cômodos e paredões que são um patrimônio histórico tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco.
Fonte - Portal Brasil
Fotos - Secom Amapá/Jorge Junior e Divulgação
Camarão no bafo do Macapá é delicioso
Veja uma receita deliciosa de camarão no bafo tipicamente de Macapá. Vai cachaça no preparo.
Camarão no bafo
Ingredientes
½ kg de camarão sete-barbas, com casca, sem cabeça
1 dose de cachaça
2 dentes de alho picados
½ cebola picada
1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picada
1 tomate picado
Sal a gosto
Preparo
Misture os ingredientes e deixe na geladeira por 1 hora. Retire e leve ao fogão, mas cozinhe no vapor em cuscuzeira ou numa peneira metálica sobre uma panela comum. O tempo é até os camarões avermelharem, cerca de 10 minutos. Depois é só servir.
Rendimento - 5 porções
Tempo total de preparo - 70 minutos