14/02/2015 A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, que desfila na primeira noite (domingo 15/2) do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, por volta das 2h já de segunda-feira, na Marquês de Sapucaí, vai mostrar a culinária mineira. O enredo é "Do Fundo do Quintal, saberes e sabores na Sapucaí…". Trata-se, como define a própria escola, de "uma viagem através dos sabores que Minas Gerais oferece e resguarda nos saberes que cada prato típico preserva através do tempo". Um dos pratos é o tradicional feijão tropeiro.
O enredo da escola é baseado no no livro “História da Arte da Cozinha Mineira”, de Dona Lucinha (Maria Lúcia Clementino Nunes). A culinária mineira tem muito da herança indígena e uma saborosa mistura com tradições trazidas ao Brasil pelos africanos e os colonizadores portugueses. Como afirma a escola em seu material de divulgação do enredo: “O cartāo de visitas de um local é a sua cozinha. Ela ensina, pelo sabor, seus saberes”. Um prato típico é aquele que preserva e envolve muitos saberes no seu conteúdo, saberes que não se perderam no tempo.
Ainda segundo a escola, as receitas culinárias de Minas são inumeráveis. Misturas de magia afro-indígena, da sofisticação luso-europeias, mas o princípio fundamental em todas elas, dito com propriedade, é: “O primeiro ingrediente que vai na panela é o amor”.
Chocolate na avenida
A escola de samba Unidos da Tijuca, que vai fechar os desfiles perto das 4h já da madrugada de terça-feira (17/2), vai distribuir chocolate na Sapucaí. O enredo da escola é "Um conto marcado no tempo - O olhar suíço de Clóvis Bornay", numa homenagem a aquele carnavalesco carioca. filho de suíço. No enredo, além de contos e um pouco da história da Suíça não faltará o chocolate.