17/03/2015 Aracaju, a capital de Sergipe, completa 160 anos, nesta terça-feira (17/3). A jovem capital mantém tradições da cultura afro-brasileira e a gastronomia inclui frutos do mar, pratos à base de castanhas de caju, queijo coalho, requeijão, doces caseiros e frutas tropicais. O litoral de Aracaju tem 35 quilômetros, com areias planas, água mornas e rasas. As principais praias da cidade são Atalaia (a mais famosa e próxima ao Centro), Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueteiro.
O Ministério do Turismo estima que neste ano, nos seis feriados nacionais, mais de 102 mil turistas deverão visitar a cidade, que é um dos principais destinos de Sergipe e atrai visitantes de todo o mundo. A cidade é cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. A cidade é projetada e tornou-se capital do Estado em lugar de São Cristóvão, antiga sede da Província de Sergipe Del Rey.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseados no censo de 2010, registram população de 571.149 habitantes.
Festa com forró e homenagem
Na manhã desta terça-feira, a Marinete do Forró, que é um instrumento turístico já catalogado com uma das principais atrações de Aracaju, foi uma das atrações especiais das comemorações do aniversário. A Marinete passou pelos principais pontos turísticos, incluindo a Colina de Santo Antônio, considerada o marco-zero da capital. A Prefeitura ainda rendeu homenagens ao fundador da cidade, Inácio Joaquim Barbosa.
Fontes - Ministério do Turismo/Prefeitura de Aracaju