sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
caldos
sopas
peixes
salgadinhos
lanches
churrasco
molhos
saladas
vegetarianas
sorvete
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> NOTÍCIAS
Conscientização
Dia Mundial da Água, domingo (22/3), chama a atenção para uso consciente
Dia Mundial da Água, domingo (22/3), chama a atenção para uso consciente
Recursos hídricos no mundo são limitados


20/03/2015  

Impossível imaginar a vida sem a água. Mas ela é um bem que dá mostras de que pode acabar e é necessário o uso com consciência por parte de todos. A escassez de chuvas nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, assim como já ocorre no sertão nordestino, mostram que esse é um risco iminente. O Dia Mundial da Água, a ser comemorado neste domingo (22/3), foi instituído para lembrar a importância do benefício e incentivar o uso sustentável dos recursos hídricos no planeta. O tema deste ano é 'Água e Desenvolvimento Sustentável'.
Celebrada desde 1993, a data é resultado da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente e desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro (RJ). Desde então, as comemorações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e energia, cooperação pela água, água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.


População cresce e precisa de mais água e alimentos


A ONU prevê que, em 2030, a população mundial vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Água e energia estão entre os desafios globais mais iminentes, segundo o secretário-geral da Organização Meteorológica Global e membro da ONU-Água, Michel Jarraud, em nota divulgada pela organização.
Atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, 2,5 bilhões não melhoraram suas condições sanitárias e 1,3 bilhão não têm acesso à eletricidade, de acordo com a ONU.
A situação é considerada inaceitável por Jarraud. Segundo ele, outro agravante é que as pessoas que não têm acesso à água tratada e às condições de saneamento são, na maioria das vezes, as mesmas que não têm acesso à energia elétrica.
O Relatório Global sobre Desenvolvimento e Água 2014, de autoria da ONU-Água, reforça a necessidade de políticas e marcos regulatórios que reconheçam e integrem abordagens sobre prioridades nas áreas de água e energia.
O documento destaca como assuntos relacionados à água impactam no campo da energia e vice-versa. Um dos exemplos citados lembra que a seca diminui a produção de energia, enquanto a falta de acesso à energia elétrica limita as possibilidades de irrigação. Ainda de acordo com o relatório, 75% de todo o consumo industrial de água é direcionado para a produção de energia elétrica.
Energia e água estão no topo da agenda global de desenvolvimento, segundo o reitor da Universidade das Nações Unidas, David Malone, que este ano é o coordenador do Dia Mundial da Água em nome da ONU-Água, juntamente com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).
O diretor-geral da Unido, Li Yong, destacou a importância da água e da energia para um desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável. “Há um forte clamor hoje para a integração da dimensão econômica e o papel desempenhado pela indústria das manufaturas em particular, na direção das prioridades de desenvolvimento pós‐2015. A experiência mostra que intervenções ambientalmente saudáveis nas indústrias de transformação podem ser altamente efetivas e reduzir significativamente a degradação ambiental. Eu estou convencido que um desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável será um elemento-chave para uma integração bem sucedida das dimensões econômica, social e ambiental”, declarou Li, em nota da ONU.


Fonte - Portal Brasil

Foto - Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Foto - Arquivo/Sabor da Cidade

 
 
 Veja Receitas Similares:


 


MAIS ACESSADAS
Bela, sinuosa e perigosa, rodovia Tapiraí-Juquiá tem 353 curvas em 60 km
Lata do Leite Moça muda 16 vezes desde 1921
Entrevero no arado fica delicioso
Piracanjuba lança creme de leite e leite condensado zero lactose
Sodiê dá desconto no bolo do mês
Cuidado com as calorias do prato feito
Veja como fazer lanche de mortadela do Mercadão, um dos símbolos de SP
Veja como preparar a saborosa costela de chão do Lukinha
Que tal uma coxinha com o osso da coxa do frango?
Delicioso arroz de braga surgiu em Santos. Veja como fazer
Rede de churrasco texano abre unidade em São Paulo
18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha. Veja receita desta delícia
Kibon lança a linha Seleções Gelato em quatro sabores

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK