sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
caldos
sopas
peixes
salgadinhos
lanches
churrasco
molhos
saladas
vegetarianas
sorvete
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> NOTÍCIAS
Conscientização
Dia Mundial da Água, domingo (22/3), chama a atenção para uso consciente
Dia Mundial da Água, domingo (22/3), chama a atenção para uso consciente
Recursos hídricos no mundo são limitados


20/03/2015  

Impossível imaginar a vida sem a água. Mas ela é um bem que dá mostras de que pode acabar e é necessário o uso com consciência por parte de todos. A escassez de chuvas nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, assim como já ocorre no sertão nordestino, mostram que esse é um risco iminente. O Dia Mundial da Água, a ser comemorado neste domingo (22/3), foi instituído para lembrar a importância do benefício e incentivar o uso sustentável dos recursos hídricos no planeta. O tema deste ano é 'Água e Desenvolvimento Sustentável'.
Celebrada desde 1993, a data é resultado da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente e desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro (RJ). Desde então, as comemorações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e energia, cooperação pela água, água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.


População cresce e precisa de mais água e alimentos


A ONU prevê que, em 2030, a população mundial vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Água e energia estão entre os desafios globais mais iminentes, segundo o secretário-geral da Organização Meteorológica Global e membro da ONU-Água, Michel Jarraud, em nota divulgada pela organização.
Atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, 2,5 bilhões não melhoraram suas condições sanitárias e 1,3 bilhão não têm acesso à eletricidade, de acordo com a ONU.
A situação é considerada inaceitável por Jarraud. Segundo ele, outro agravante é que as pessoas que não têm acesso à água tratada e às condições de saneamento são, na maioria das vezes, as mesmas que não têm acesso à energia elétrica.
O Relatório Global sobre Desenvolvimento e Água 2014, de autoria da ONU-Água, reforça a necessidade de políticas e marcos regulatórios que reconheçam e integrem abordagens sobre prioridades nas áreas de água e energia.
O documento destaca como assuntos relacionados à água impactam no campo da energia e vice-versa. Um dos exemplos citados lembra que a seca diminui a produção de energia, enquanto a falta de acesso à energia elétrica limita as possibilidades de irrigação. Ainda de acordo com o relatório, 75% de todo o consumo industrial de água é direcionado para a produção de energia elétrica.
Energia e água estão no topo da agenda global de desenvolvimento, segundo o reitor da Universidade das Nações Unidas, David Malone, que este ano é o coordenador do Dia Mundial da Água em nome da ONU-Água, juntamente com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).
O diretor-geral da Unido, Li Yong, destacou a importância da água e da energia para um desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável. “Há um forte clamor hoje para a integração da dimensão econômica e o papel desempenhado pela indústria das manufaturas em particular, na direção das prioridades de desenvolvimento pós‐2015. A experiência mostra que intervenções ambientalmente saudáveis nas indústrias de transformação podem ser altamente efetivas e reduzir significativamente a degradação ambiental. Eu estou convencido que um desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável será um elemento-chave para uma integração bem sucedida das dimensões econômica, social e ambiental”, declarou Li, em nota da ONU.


Fonte - Portal Brasil

Foto - Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Foto - Arquivo/Sabor da Cidade

 
 
 Veja Receitas Similares:


 



MAIS ACESSADAS
Entrevero no arado fica delicioso
Bela, sinuosa e perigosa, rodovia Tapiraí-Juquiá tem 353 curvas em 60 km
Lata do Leite Moça muda 16 vezes desde 1921
Piracanjuba lança creme de leite e leite condensado zero lactose
Veja como fazer lanche de mortadela do Mercadão, um dos símbolos de SP
Dia do Hambúrguer é homenagem ao lanche mundial
Abbraccio é a nova rede de restaurantes que chega ao Brasil
Rede de churrasco texano abre unidade em São Paulo
18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha. Veja receita desta delícia
Que tal uma coxinha com o osso da coxa do frango?
Delicioso arroz de braga surgiu em Santos. Veja como fazer
Coca-Cola, Italac, Nissin, Nescau, Soya e Piracanjuba são marcas mais escolhidas
Kibon relança o Chantibon, agora como sorvete



SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK



 

;