15/07/2022 Campos do Jordão é um importante destino turístico brasileiro, que mescla música e boa gastronomia, principalmente com comidas que combinam com o clima mais frio. Sempre nos meses de julho de cada ano há sempre uma atração a mais: o Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. O evento chegou em 2022 à 52ª edição. A programação artística e pedagógica é realizada desde o dia 2 e até 31 de julho dividida entre as cidades de Campos do Jordão e São Paulo. O Festival de Campos do Jordão é promovido pela Fundação Osesp, pela Prefeitura de Campos do Jordão e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.
Ao todo, são 84 concertos e 90% deles gratuitos, realizados em cinco locais espalhados por Campos do Jordão: o tradicional Auditório Claudio Santoro, no Parque Felicia Leirner (apresentações de sexta a domingo); o recém-inaugurado Parque Capivari (sábados e domingos); o Palácio Boa Vista, com concertos na Capela de São Pedro e em um palco externo (sábados e domingos); e a histórica Igreja de Santa Teresinha, no centro da cidade (sextas-feiras). A Sala São Paulo também uma agenda diária de apresentações divididas entre a Sala de Concertos e a Sala do Coro, e ênfase em apresentações de Artistas do Festival.
Os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, completados em fevereiro último, permeiam toda a programação do Festival, que neste ano acontece com o tema Modernos Eternos. A expressão é inspirada no início do poema Eterno, do livro Fazendeiro do Ar (1954), do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade: “E como ficou chato ser moderno/Agora serei eterno”.
Veja a programação diária no link http://www.festivalcamposdojordao.org.br (Com informações da Imprensa Osesp)