sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Osteoporose
Leite, brócolis, couve, sardinha, salmão e nozes ajudam a prevenir

20/10/2014  

Esta segunda-feira (20/10) é o Dia Mundial da Osteoporose, uma doença que se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos e atinge principalmente idosos. A campanha internacional "Ame seus ossos", de iniciativa da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF na sigla em inglês) chama a atenção para a saúde dos homens, que são os mais vulneráveis à doença.
A doença pode ser prevenida com uma alimentação mais saudável e ricas em cálcio, fósforo e magésio. Os alimentos que não podem faltar nos pratos são o leite e derivados, bem como sardinha, salmão, atum e truta, além de nozes e castanhas, incluindo a linhaça. Os alimentos de folhagem com coloração verde-escuro, como couve, couve-flor, brócolis, espinafre e agrião também ajudam a fortalecer os ossos.
Além desses alimentos é preciso consumir com moderação sal e refrigerantes e praticar atividades físicas regularmente. Outra recomendação é a exposição ao sol, pela manhã e à tarde.
Segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose, um terço de todas as fraturas de quadril no mundo, decorrentes do enfraquecimento dos ossos, ocorre em homens, com taxa de mortalidade até 37% no primeiro ano após a fratura.
Para o chefe do Departamento de Medicina Interna do Instituto Nacional do Câncer, Salo Buksman, que atende muitos casos de homens em estágio avançado da doença, a campanha é muito relevante para garantir o tratamento antes da primeira fratura.
“Os homens, a sociedade em geral e mesmo os médicos têm um conceito equivocado de que a osteoporose é uma doença feminina. Há muitos homens com osteoporose, sobretudo depois dos 70 anos”, comentou. “Como o indivíduo não é ciente desse fato, não busca o diagnóstico e só fica sabendo que tem a doença depois da primeira fratura”, destacou Buksman, ao lembrar que a osteoporose é uma das principais causas de quedas e fraturas em idosos.
Para lutar contra a estimativa de 1 milhão de brasileiros com fraturas osteoporóticas a cada ano, o Ministério da Saúde aposta nas ações de prevenção ainda na infância, já que é nesta fase que o indivíduo ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível.

Fontes - Agência Brasil e Ministério da Saúde

 
 


 

 Com hashtags similares:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Carne seca cozida com mandioca é uma delícia
Minestrone é uma sopa que combina com noites frias
Prepare este arroz de forno com carne moída e queijo
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

Dia de festa
Rio festeja os 450 anos com bolo gigante e shows
Rio faz 450 anos neste domingo (1/3) com festa e bolo gigante. Cidade com povo simpático e receptivo tem pratos típicos, que vão da feijoada aos sofisticados.

Lei mais rígida
Venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos vai dar prisão
Foi aprovado pela Câmara dos Deputados projeto de lei do Senado, que tipifica como crime e motiva prisão a venda de bebidas alcoólicas a menor de 18 anos.

Foliões e viagens
Turismo interno no Carnaval movimenta R$ 6,6 bilhões
O Carnaval 2015 beneficiou restaurantes, bares, lanchonetes e hotéis. Turistas brasileiros gastaram R$ 6,6 bilhões. Os números são maiores que os da Copa.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +