sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Osteoporose
Leite, brócolis, couve, sardinha, salmão e nozes ajudam a prevenir

20/10/2014  

Esta segunda-feira (20/10) é o Dia Mundial da Osteoporose, uma doença que se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos e atinge principalmente idosos. A campanha internacional "Ame seus ossos", de iniciativa da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF na sigla em inglês) chama a atenção para a saúde dos homens, que são os mais vulneráveis à doença.
A doença pode ser prevenida com uma alimentação mais saudável e ricas em cálcio, fósforo e magésio. Os alimentos que não podem faltar nos pratos são o leite e derivados, bem como sardinha, salmão, atum e truta, além de nozes e castanhas, incluindo a linhaça. Os alimentos de folhagem com coloração verde-escuro, como couve, couve-flor, brócolis, espinafre e agrião também ajudam a fortalecer os ossos.
Além desses alimentos é preciso consumir com moderação sal e refrigerantes e praticar atividades físicas regularmente. Outra recomendação é a exposição ao sol, pela manhã e à tarde.
Segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose, um terço de todas as fraturas de quadril no mundo, decorrentes do enfraquecimento dos ossos, ocorre em homens, com taxa de mortalidade até 37% no primeiro ano após a fratura.
Para o chefe do Departamento de Medicina Interna do Instituto Nacional do Câncer, Salo Buksman, que atende muitos casos de homens em estágio avançado da doença, a campanha é muito relevante para garantir o tratamento antes da primeira fratura.
“Os homens, a sociedade em geral e mesmo os médicos têm um conceito equivocado de que a osteoporose é uma doença feminina. Há muitos homens com osteoporose, sobretudo depois dos 70 anos”, comentou. “Como o indivíduo não é ciente desse fato, não busca o diagnóstico e só fica sabendo que tem a doença depois da primeira fratura”, destacou Buksman, ao lembrar que a osteoporose é uma das principais causas de quedas e fraturas em idosos.
Para lutar contra a estimativa de 1 milhão de brasileiros com fraturas osteoporóticas a cada ano, o Ministério da Saúde aposta nas ações de prevenção ainda na infância, já que é nesta fase que o indivíduo ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível.

Fontes - Agência Brasil e Ministério da Saúde

 
 


 

 Com hashtags similares:


MAIS ACESSADAS
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Carne seca cozida com mandioca é uma delícia
Faça o bolo nega-maluca de liquidificador. Fica delicioso
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Prepare este arroz de forno com carne moída e queijo
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

5 mil luzes
Museu do Vinho de Jundiaí recebe decoração natalina
O Museu do Vinho, em Jundiaí, receu decoração natalina, com cerca de 5 mil luzes. Criado em 2002, ele recebe cerca de 500 visitantes a cada fim de semana.

105 anos da União
Embalagens comemorativas trazem bolo, bolinho de chuva e rocambole
Três novas embalagens, em papel vão comemorar os 105 anos da União. Elas trazem cada uma ilustrações ícones da culinária: bolo, bolinho de chuva e rocambole.

Intenção de viajar
Nordeste lidera preferência para viagens, mas Sudeste cresce
Pesquisa mensal de intenção de viagens dos brasileiros nos próximos meses indicam Nordeste como líder das preferências. Cresceram as intenções para o Sudeste.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +