sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
caldos
sopas
peixes
salgadinhos
lanches
churrasco
molhos
saladas
vegetarianas
sorvete
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> NOTÍCIAS
Em setembro
Preços dos alimentos sobem menos, mas das bebidas disparam
Preços dos alimentos sobem menos, mas das bebidas disparam
Preços das bebidas subiram 7,04% em setembro


31/10/2014  

Os preços dos alimentos variaram em 0,52% em setembro, avanço menor que o registrado em agosto, quando subiram 0,70%. Com isso, o acumulado em 12 meses atingiu sua menor taxa (- 0,90%), a única negativa da série iniciada em dezembro de 2010. No acumulado no ano, a taxa chegou a - 1,72%, a mesma observada em junho. Os dados mostram que a pressão sobre os alimentos se mantém, resultado da seca e da entressafra, mas pode estar arrefecendo, como era previsto pelos analistas do mercado. Mas os preços das bebidas subiram 7,04%.
Os números são da pesquisa sobre o Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgada nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo mês de 2013, o aumento geral nos preços foi de 2,87%, em setembro, contra 2,50% em agosto.
As maiores variações ocorreram em bebidas, avanço de 7,04%, seguido por impressão (2,36%), metalurgia (2,22%) e fumo (1,81%). Em seguida vêm veículos automotores (1,69%) e papel e celulose (1,67%).

Alimentos e bebidas


Entre os oito produtos destacados em termos de variação e de influência neste setor, seis são carnes. O IBGE constatou que, em relação aos preços das carnes (bovinas, suínas e de aves, congeladas ou frescas), há uma oferta relativamente baixa frente a uma demanda estimulada pelas exportações, que afetam particularmente o mercado de suínos.
Numa perspectiva de mais longo prazo, a queda dos preços de resíduos da extração de soja reforçou o movimento dos preços do produto (que influencia negativamente o acumulado em 12 meses desde junho de 2014) e foi a principal influência na taxa negativa do mês (- 0,90%) neste índice. Isso reflete a oferta mundial elevada do produto no período, afirma o IBGE
Ainda de acordo com o instituto, desde 2012 setembro se caracteriza como o mês no qual ocorrem os principais reajustes de preço no setor de bebidas, devido à proximidade do verão. No índice acumulado no ano, o setor de bebidas, que desde o início do ano tinha resultados negativos, apresentou variação positiva de 6,26%. Já no indicador acumulado em 12 meses, a variação de preço foi de 8,59%, próximo aos apresentados nos primeiros meses do ano.
Ainda em relação à variação geral no Índice de Preços ao Produtor (IPP), o avanço foi de 0,94% em setembro na comparação com agosto. Entre julho e agosto, a variação foi de 0,49%.

 

Fonte: Portal Brasil e IBGE

 
 
 Veja Receitas Similares:
preços   alimentos   bebidas   notícias   


 


MAIS ACESSADAS
Lata do Leite Moça muda 16 vezes desde 1921
Bela, sinuosa e perigosa, rodovia Tapiraí-Juquiá tem 353 curvas em 60 km
Rede de churrasco texano abre unidade em São Paulo
18 de maio é o Dia Nacional da Coxinha. Veja receita desta delícia
Sucesso do Abba começou há 50 anos com Waterloo e ainda não parou
Coca-Cola, Italac, Nissin, Nescau, Soya e Piracanjuba são marcas mais escolhidas
Piracanjuba lança creme de leite e leite condensado zero lactose
Delicioso arroz de braga surgiu em Santos. Veja como fazer
Entrevero no arado fica delicioso
Cervejas leves combinam com comidas leves
Veja como fazer lanche de mortadela do Mercadão, um dos símbolos de SP
Leite Moça troca ilustração da camponesa por fotos de mulheres reais
Veja como preparar a mesa posta ideal para o outono

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK