sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Em setembro
Preços dos alimentos sobem menos, mas das bebidas disparam
Preços das bebidas subiram 7,04% em setembro

31/10/2014  

Os preços dos alimentos variaram em 0,52% em setembro, avanço menor que o registrado em agosto, quando subiram 0,70%. Com isso, o acumulado em 12 meses atingiu sua menor taxa (- 0,90%), a única negativa da série iniciada em dezembro de 2010. No acumulado no ano, a taxa chegou a - 1,72%, a mesma observada em junho. Os dados mostram que a pressão sobre os alimentos se mantém, resultado da seca e da entressafra, mas pode estar arrefecendo, como era previsto pelos analistas do mercado. Mas os preços das bebidas subiram 7,04%.
Os números são da pesquisa sobre o Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgada nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo mês de 2013, o aumento geral nos preços foi de 2,87%, em setembro, contra 2,50% em agosto.
As maiores variações ocorreram em bebidas, avanço de 7,04%, seguido por impressão (2,36%), metalurgia (2,22%) e fumo (1,81%). Em seguida vêm veículos automotores (1,69%) e papel e celulose (1,67%).

Alimentos e bebidas


Entre os oito produtos destacados em termos de variação e de influência neste setor, seis são carnes. O IBGE constatou que, em relação aos preços das carnes (bovinas, suínas e de aves, congeladas ou frescas), há uma oferta relativamente baixa frente a uma demanda estimulada pelas exportações, que afetam particularmente o mercado de suínos.
Numa perspectiva de mais longo prazo, a queda dos preços de resíduos da extração de soja reforçou o movimento dos preços do produto (que influencia negativamente o acumulado em 12 meses desde junho de 2014) e foi a principal influência na taxa negativa do mês (- 0,90%) neste índice. Isso reflete a oferta mundial elevada do produto no período, afirma o IBGE
Ainda de acordo com o instituto, desde 2012 setembro se caracteriza como o mês no qual ocorrem os principais reajustes de preço no setor de bebidas, devido à proximidade do verão. No índice acumulado no ano, o setor de bebidas, que desde o início do ano tinha resultados negativos, apresentou variação positiva de 6,26%. Já no indicador acumulado em 12 meses, a variação de preço foi de 8,59%, próximo aos apresentados nos primeiros meses do ano.
Ainda em relação à variação geral no Índice de Preços ao Produtor (IPP), o avanço foi de 0,94% em setembro na comparação com agosto. Entre julho e agosto, a variação foi de 0,49%.

 

Fonte: Portal Brasil e IBGE

 
 


 

 RECEITAS SIMILARES:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Veja como preparar uma saborosa batida de frutas
Salada colorida de ervilha fica deliciosa e é bem fácil
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Baião-de-dois com feijão carioquinha fica uma delícia
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

105 anos da União
Embalagens comemorativas trazem bolo, bolinho de chuva e rocambole
Três novas embalagens, em papel vão comemorar os 105 anos da União. Elas trazem cada uma ilustrações ícones da culinária: bolo, bolinho de chuva e rocambole.

Intenção de viajar
Nordeste lidera preferência para viagens, mas Sudeste cresce
Pesquisa mensal de intenção de viagens dos brasileiros nos próximos meses indicam Nordeste como líder das preferências. Cresceram as intenções para o Sudeste.

Tradição sobrevive
Que tal uma coxinha com o osso da coxa do frango?
A coxinha de frango é um dos salgados preferidos dos brasileiros. Nas festas de aniversário ela está presente. Mas são raros locais onde é vendida com osso.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +