sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> NOTÍCIAS
Novembro Azul
Saiba quais alimentos ajudam a prevenir o câncer de próstata
Prédio do Itamaraty, em Brasília, com iluminação azul para chamar a atenção dos homens para o câncer de próstata


04/11/2014  

A exemplo do que aconteceu no mês passado, o Outubro Rosa, para chamar a atenção para o câncer de mama, este mês é o Novembro Azul. Prédios públicos voltam a ser iluminados de azul para chamar a atenção para o câncer de próstata e destacar a importância do diagnóstico precoce da doença, que atinge os homens. A alimentação é preponderante na prevenção.
Uma alimentação saudável ajuda a prevenir o risco do câncer de próstata. O ideal é o homem ter alimentação rica em frutas e vegetais. Médicos recomendam o consumo de pelo menos cinco porções por dia. Para entender o tamanho de uma porção basta observar a palma da mão. Vegetais que, comprovadamente, reduzem o risco de cânceres são os chamados crucíferos, como repolho, brócolis, couve-flor, repolho-de-bruxelas e couve.
Outros vegetais têm o licopeno que, além de baixar o risco de câncer de próstata, também diminui o ritmo de expansão de tumores. O licopeno é encontrado nos tomates (cozidos ou processados), em melancia, goiaba e papaia, bem como na grapefruit.
Soja e derivados (leite e tofu), peixes gordurosos (sardinha, salmão, cavala, atum), feijões, ervilhas e lentilhas e os grãos integrais também auxiliam na prevenção do câncer de próstata.
Especialistas estudam o porquê de a incidência de câncer de próstata é maior no mundo ocidental do que no oriental. O principal foco é a alimentação. Os orientais têm como principais alimentos o peixe, a soja e os grãos, além de frutas.


Preconceito

Um dos maiores problemas em relação ao cancer de próstata está no preconceito dos homens em relação ao exame médico. O deputado federal Dr. Jorge Silva (PROS-ES), na Câmara Federal, chamou a atenção para a necessidade do exame urológico, o toque retal, principal forma de prevenir a doença. 
Ele é urologista e disse que é preciso combater o preconceito por parte dos homens que relutam em não fazer o exame. “A prevenção é decisiva para evitar que a doença se instale. Precisamos estar mais conscientes e deixar os preconceitos de lado”, completou.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.
Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal.
A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada. Como forma de prevenção é recomendado que todos os homens, a partir dos 40 anos façam o exame de toque retal. Descoberta na fase inicial, a doença, quando tratada, tem baixa mortalidade.

 

Foto - Valter Campanato/Agência Brasil




 
 

 

 RECEITAS SIMILARES:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Salada colorida de ervilha fica deliciosa e é bem fácil
Veja como preparar uma saborosa batida de frutas
Rosquinha crocante fica pronta em 20 minutos
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Este prato delicioso é com sardinhas em lata

 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

Estimativa da ONU
Brasil será principal exportador de alimentos na próxima década
O Brasil será o principal exportador de alimentos na próxima década, confirme estima a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Negócios
Brasil exporta menos carne bovina no primeiro semestre de 2015
As exportações de carne bovina do Brasil caíram 20% em receita e 16% em quantidade de toneladas embarcadas no primeiro semestre do ano, informou a Abrafrigo.

Festa e gastronomia
São João aquece cidades nordestinas ao som do forró
O dia de São João é 24 de junho, mas as festas, no país, são realizadas durante todo o mês, principalmente no Nordeste que promove as mais concorridas.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK