26/12/2014 Uma pesquisa de demanda internacional do Ministério do Turismo mostra que as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo lideram a lista dos destinos mais visitados por estrangeiros no Brasil. Eles também destacaram a gastronomia e a hospitalidade do brasileiro.
Segundo o levantamento, a capital fluminense é a preferida dos viajantes de lazer, enquanto a paulista é o foco para negócios e eventos.
Em 2013, um terço dos visitantes internacionais motivados pelas atividades de lazer passaram pela cidade do Rio de Janeiro.
Florianópolis (SC), que aparece em segundo lugar, recebeu 18,7% deste fluxo e Foz do Iguaçu, 17%.
Na lista dos dez municípios mais visitados a lazer destacam-se, também, São Paulo, Armação de Búzios (RJ), Bombinhas (SC), Salvador (BA), Balneário Camboriú (SC) além de Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro.
São Paulo ficou com 47,6% do fluxo de estrangeiros que visitaram o Brasil a negócios ou para participar de eventos ou convenções.
Líder como destino de lazer, o Rio de Janeiro é o segundo na preferência também do público que vem a trabalho, com 24,4% das indicações.
Na sequência estão Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Foz do Iguaçu (PR), Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE).
Estrangeiros aprovam o Brasil
A hospitalidade do brasileiro, a gastronomia, os restaurantes e os alojamentos foram os itens mais bem avaliados pelos mais de 5,8 milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2013. O porcentual de aprovação desses serviços e infraestrutura turística superou os 93%, segundo mostra a Pesquisa de Demanda Internacional, realizada pelo Ministério do Turismo.
O país conseguiu também impressionar o visitante internacional com a segurança, a limpeza pública, o transporte urbano, os serviços de táxi e os aeroportos dos destinos brasileiros. Neste caso, o índice de satisfação foi superior a 72%, numa planilha que inclui 16 itens relacionados aos serviços turísticos e a infraestrutura.
A boa avaliação do turista internacional teve repercussão na fidelização do destino Brasil. Tanto que 96% dos entrevistados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), executora da pesquisa do MTur, manifestaram intenção de retornar ao país. Um terço deles visitavam pela primeira vez os destinos brasileiros.
O Estudo da Demanda Turística Internacional, executado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o MTur, foi realizado em aeroportos internacionais e nas fronteiras terrestres brasileiras com 33,1 mil visitantes internacionais.
Fonte - Ministério do Turismo