30/12/2014 Cenoura, beterraba e pimentão integram este molho e dão o toque diferente e delicioso. Não tem tomate, embora pareça o molho ao sugo. Ele é chamado de molho falsê e pode ser uma opção vegetariana, misturado com legumes. Também fica muito gostoso com outros acompanhamentos. Há um leque de opções. Confira a receita.
Espaguete ao molho falsê
Ingredientes
1 embalagem de espaguete Basilar (500 g)
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
½ pimentão vermelho sem semente picado
2 cenouras médias em pedaços grandes (sem casca)
1 beterraba média (sem casca)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 litro de água
½ xícara (chá) de manjericão fresco
1 colher ( sopa) de orégano
1 colher (sopa) de molho inglês
Sal a gosto
Preparo
Cozinhe o macarrão conforme indicação na embalagem, até ficar “al dente”.
Molho
Em uma panela de pressão, frite a cebola no azeite, junte o pimentão, o alho e mexa bem. Acrescente a cenoura, a beterraba e o manjericão em 1 litro de água e cozinhe sob pressão, por uns 10 minutos. Após o cozimento, deixe em tempo de espera, descansando por alguns minutos. Abra cuidadosamente a panela, retirando a pressão.
Bata tudo em um liquidificador, ou usando um mixer, até o molho ficar bem cremoso e homogêneo. Volte para a panela em fogo baixo, acrescente mais água se necessário, o vinagre, o molho inglês e o orégano. Acerte o sal a gosto. Cozinhe até ficar com uma consistência cremosa.
Variações - Este molho fica muito parecido com o molho de tomate e pode ser usado como base para outros molhos, acrescentando outros ingredientes, como legumes cozidos, etc..
Rendimento - 6 porções
Fonte - Basilar