05/04/2019 O Conselho Norueguês da Pesca (CNP) deu dicas sobre como escolher o autêntico bacalhau da Noruega. Para o consumidor ter certeza que está levando o produto certo para casa, é preciso saber diferenciar todos os tipos de bacalhau. Algumas dicas:
O peixe, originário das águas frias e límpidas do mar da Noruega, é chamado de Gadus morhua. Não confundir com o Gadus macrocephalus.
Existem também outras espécies da mesma família, também pescados da Noruega, que são denominadas peixe tipo bacalhau, como o Zarbo, o Ling e o Saithe, muito comum nos mercados.
É muito importante analisar a cor do peixe, porque isso mostra a qualidade do produto. A coloração varia de acordo com o tipo de bacalhau e a cor branca não significa um produto melhor.
Se certificar de que o bacalhau está seco, sem nenhuma parte visivelmente úmida e descolorida, é outro passo importante. Para obter o sabor clássico do bacalhau é importante que ele seja seco e salgado, pois isso garante a qualidade premium do autêntico Bacalhau da Noruega.
Confira esta receita de bacalhau da Noruega de Páscoa. É de dar água na boca. Além disso é fazer de preparar e também rápido.
Bacalhau da Noruega de Páscoa
Ingredientes
500 gramas de bacalhau da Noruega dessalgado
3 batatas
3 brócolis
3 dentes de alho
2 ovos
2 cenouras
3 couves-flores
Azeite de oliva a gosto
Preparo
Cozinhe o bacalhau com as cebolas por cinco minutos. Em seguida, acrescente a cenoura, as batatas e os ovos, deixando tudo cozinhar por mais 10 minutos. Em uma panela à parte cozinhe o brócolis, as couves-flores e os dentes de alho.
Na hora de servir, coloque a posta de bacalhau no centro do prato e vá acrescentando harmoniosamente as batatas, as cebolas, as cenouras, as couves-flores, os brócolis, os ovos cozidos, os dentes de alho e o azeite.
Tempo de preparo - 20-40 minutos
Grau de dificuldade - Fácil
Rendimento - 4 porções
Fonte - Conselho Norueguês de Pesca