01/07/2019 Este caldo de milho-verde é uma delícia e fácil de ser preparado. Não pode faltar nas festas juninas, julinas e agostinas, sendo ideal para as noites mais frias. Vale a pena experimentar. Confira a receita!
Caldo de milho-verde
Ingredientes
4 espigas de milho-verde
Meio litro de água para bater junto com o milho
2 colheres de sopa de óleo Cristal
4 dentes de alho picado
Meia cebola picada
2 espigas de milho-verde
1 colher de chá de açafrão
150 gramas de peito de frango cozido e desfiado
Pimenta calabresa a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Água quente até dar o ponto do caldo
Cheiro-verde a gosto
Preparo
Retire os grãos do milho das quatro espigas e bata em meio litro de água, coe e reserve.
Em uma panela, coloque o óleo e deixe aquecer. Adicione o alho e deixe dourar. Depois, coloque a cebola para refogar. Adicione os grãos de milho das duas outras espigas para refogar e em seguida jogue o açafrão. Mexa e coloque o peito de frango desfiado, a pimenta calabresa e pimenta-do-reino. Acrescente um pouquinho de sal e misture bem.
Junte o milho batido e coado que foi reservado (dá uma mexida pra o amido do milho desgrudar do fundo da vasilha). Mexa sempre, até engrossar. Quando engrossar, adicione água quente aos poucos até que cozinhe bem. Se engrossar novamente e perceber que não cozinhou ainda, adicione mais água.
Como é caldo, o ideal é que fique um pouco mais ralo, pois se ficar muito concentrado, fica parecendo angu. Misture e deixe ferver para encorpar um pouco mais e terminar de cozinhar. Ajuste o sal, acrescente um pouco do cheiro-verde e misture.
Sirva em travessas individuais e coloque cheiro-verde por cima.
Rendimento - 6 porções
Tempo de preparo - 30 minutos
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Cristal Alimentos