19/09/2020 De origem controversa, mas tradicional e de presença marcante principalmente na culinária mineira, o tutu de feijão é uma delícia bem fácil de fazer. Há pesquisadores que atribuem aos escravos, outros apontam que o prato surgiu em São Paulo. O nome vem da palavra kitutu, da língua africana quimbundo, mais falada em Angola (de kitutu também se originou a palavra quitute). Basicamente é a mistura de culturas que reúne no mesmo prato feijão e farinha de mandioca. Veja como preparar esta delícia, que pode aproveitar sobra de feijão cozido.
Tutu de feijão
Ingredientes
2 xícaras (chá) de feijão carioca Cristal cozido
1 xícara (chá) de caldo do cozimento do feijão
1/4 de xícara (chá) de farinha de mandioca
1 cebola
2 dentes de alho
1 gomo de linguiça calabresa
2 colheres (sopa) de cebolinha ou salsinha picada
1 xícara (chá) de couve picadinha
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Preparo
No liquidificador, bata o feijão e o caldo até virar uma pasta. Se o caldo for pouco, pode acrescentar um pouco de água. Reserve.
Leve ao fogo médio uma frigideira com a linguiça cortada em rodelas ou picadinha. Frite com uma colher de sopa de óleo, até dourar, mexendo de vez em quando para não queimar. Em seguida acrescente a cebola e o alhos picados e refogue por 1 a 2 minutos no fogo médio para baixo.
Adicione o feijão batido, misture e junte a farinha de mandioca pouco a pouco enquanto mexe, para não empelotar. Deixe cozinhar por mais 1 minuto, mexendo de vez em quando, e desligue o fogo. Acrescente a cebolinha ou salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto e a couve. Misture bem e sirva em seguida.
Dica - Se quiser, sirva com ovos cozidos em rodelas.
Rendimento - 4 porções
Tempo de preparo - 25 minutos
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Cristal Alimentos