23/12/2020 Batatas ao murro são tradicionais da culinária portuguesa. E chegou ao Brasil. Elas são ótimas para acompanhar carnes. O nome é porque após cozidas levam uma pressão com as mãos para racharem e, então, serem assadas. Este chester assado com crosta de ervas e batatas ao murro é ótimo para a ceia natalina ou almoço de Natal. O prato é bem fácil de ser preparado e enfeita a mesa natalina. Confira a receita!
Chester assado com crosta de ervas e batatas ao murro
Ingredientes
1 Chester Perdigão
200 gramas de farinha Panko
1 ramo de alecrim
2 ramos de tomilho
1 ramo de cebolinha
100 gramas de margarina com sal
Sal a gosto
100 gramas de queijo de parmesão
1 quilo de batatas médias
20 gramas de sal grosso
50 ml de azeite
50 ml de vinho branco
Preparo
Descongele o Chester um dia antes de iniciar a receita. Preaqueça o forno a 180ºC por 15 minutos. Em seguida, leve o Chester ao forno por 1 hora e 40 minutos. Reserve.
Para a crosta - em um bowl misture a farinha Panko, metade do tomilho, o restante de todas as ervas e o parmesão. Misture bem. Com auxílio das pontas dos dedos misture a margarina até formar uma “farofa grossa” e bem úmida. Reserve.
Preaqueça o forno a 180ºC por 15 minutos. Em um refratário, coloque as batatas inteiras e com casca, regue com azeite e vinho branco, adicione o sal grosso e cubra com papel alumínio. Em seguida leve ao forno por 40 minutos; quando estiverem macias, amasse levemente uma por uma dando a impressão do “murro”.
Finalização - Pegue o Chester reservado, aplique a crosta cuidadosamente e leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 10 minutos ou até dourar. Sirva junto com as batatas ao murro.
Tempo de preparo - 2 horas e 30 minutos
Rendimento - 8 porções
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Perdigão