14/10/2014 A origem dos churros, embora incerta, leva à Península Ibérica, especificamente à Espanha, onde é tradicional e, por meio das conquistas espanholas, expandiu para toda a América Latina e Estados Unidos. Mas ao contrário do Brasil, onde o doce é feito recheado, principalmente com chocolate e doce de leite, na Espanha é consumido no café da manhã e sem recheio.
Tradição à parte, a União produziu um bolo de churros, numa combinação de canela, doce de leite e açúcar. “Buscamos constantemente trabalhar com novidades para nossos consumidores, o bolo de churros é um exemplo dessa proposta. Utilizamos os principais ingredientes do doce para criar um bolo que traz o sabor do churros, mas com a textura de um bolo leve e macio. É isso que deixa essa releitura tão interessante,” explica a chef Ivy de Oliveira, que comanda a cozinha experimental da União. Confira a receita.
Bolo de churros
Ingredientes
Massa
6 claras (240 g)
6 gemas (120 g)
6 colheres (sopa) de manteiga (120 g)
2 xícaras (chá) de açúcar refinado União (320 g)
1 xícara (chá) de leite (200 ml)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (440 g)
4 colheres (sopa) de canela em pó (28 g)
2 colheres (sopa) de fermento em pó (20 g)
Recheio
2 latas de doce de leite cremoso
Açúcar de confeiteiro Glaçúcar, para polvilhar
Preparo
Massa - Em uma batedeira, bata as claras em neve e reserve. Em seguida, bata as gemas, a manteiga e o açúcar. Aos poucos, adicione o leite e a farinha de trigo e continue batendo. Acrescente a canela e o fermento. Por último, adicione as claras em neve. Coloque a massa em uma forma untada e leve para assar em forno preaquecido (180º C) até que ao espetar um palito este saia sem vestígios de massa. Desenforme morno e após esfriar, corte o bolo em 3 camadas.
Montagem - Coloque uma camada do bolo sobre o prato e recheie com doce de leite. Repita o procedimento mais uma vez e finalize com uma camada do bolo. Coloque o restante do recheio em um saco de confeitar com bico pitanga e decore a parte de cima do bolo. Finalize polvilhando com açúcar de confeiteiro Glaçúcar.
Temperatura - moderado (180ºC)
Tempo - 40 minutos
Rendimento - 12 porções
Fonte - Açúcar União