10/12/2014 Quando foi criada, na Rússia, charlotte era uma sobremesa servida quente. Com o tempo, esta delícia começou a ser servida também gelada e faz muito sucesso. Numa visão bem simples, charlotte é a musse entre palitos ou biscoitos neste formato, como os do tipo champanhe. Esta receita, criada na cozinha experimental da União para a comemoração do Natal, poderá ser acompanhada com a exibição de um vídeo com o passo a passo.
Charlotte de chocolate
Confira o vídeo com o passo a passo.
Ingredientes
Musse
2 xícaras (chá) de leite (400 ml)
2 colheres (sopa) de amido de milho (16 g)
4 gemas peneiradas (cerca de 80 g)
½ xícara (chá) de açúcar refinado União (80 g)
300 g de chocolate meio amargo picado
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco gelado (400 ml)
Montagem
1 e ½ pacotes de biscoito champanhe (150 g)
¼ xícara (chá) de água morna (50 ml)
1 colher (sopa) licor de laranja (15 ml)
1 colher (sopa) de cacau em pó (6 g)
1 colher (chá) de açúcar refinado União (3,5 g)
Frutas secas (nozes, cerejas, uva passa, damascos), para decorar
Preparo
Musse - Em uma panela, misture o leite com o amido e as gemas. Junte o açúcar refinado União e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme levemente espesso. Ainda quente, junte o chocolate, mexendo até derretê-lo completamente. Reserve até esfriar. Em uma batedeira, bata o creme de leite em ponto de chantilly e em seguida adicione delicadamente ao creme de chocolate reservado.
Montagem - Reserve 17 biscoitos para forrar a lateral da forma. Em um refratário, misture bem a água morna com o licor de laranja, o cacau em pó e o açúcar refinado União. Umedeça rapidamente os biscoitos restantes e forre o fundo da fôrma. Com os biscoitos reservados forre a lateral. Em seguida, coloque a musse de chocolate e reserve na geladeira por cerca 3 horas. Decore com as frutas secas e sirva gelada.
Capacidade da xícara - 200 ml
Capacidade e tipo do recipiente - 1.850 ml (17 x 8 cm) / forma redonda com fundo removível
Rendimento - cerca de 8 porções
Fonte - Açúcar União