20/10/2014 A palavra caipira vem da língua Tupi e significa "cortador de mato". Ela junta duas palavras tupi: "kaa" ou "caa" (mato) e "pira" (cortador). Como caipiras ficaram conhecidas as pessoas que, na época da colonização do Brasil, viviam fora das cidades porque precisavam "cortar mato" para fazer os seus caminhos. Este conceito perdurou, criando um diferencial no falar porque os caipiras utilizam termos do português arcaico e na cultura de uma forma geral, além da culinária.
Obviamente que a tecnologia e, principalmente a televisão, vem mudando tudo, mas a herança da culinária é algo bastante presente. Um exemplo é este bolo, que tem entre os ingredientes a farinha de milho flocada e o amendoim. Uma delícia com o toque caipira.
Bolo caipira
Ingredientes
Massa
400 ml de leite de coco Sococo
2 xícaras de chá de açúcar
300 g de margarina
6 ovos
1 xícara de chá de leite
2 xícaras de chá de farinha de trigo
3 xícaras de chá de farinha de milho flocada
1 colher de sopa de fermento químico
2 xícaras de chá de amendoim sem pele triturada
Cobertura
100 g de sweet floco Sococo (fios de coco)
1 lata de leite condensado
Preparo
Massa - Na batedeira bata a margarina, o açúcar e os ovos até obter um creme, em seguida adicione o restante dos ingredientes e bata até obter uma massa homogênea. Leve para assar em uma forma de 30 cm untada e polvilhada em forno preaquecido.
Cobertura - Desenforme o bolo ainda quente, fure com o garfo, cubra com o leite condensado em seguida polvilhe o Sweet Floco Sococo.
Fonte - Sococo