sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
NOTÍCIAS


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Dia de massa
Dia do Macarrão é sábado (25/10), mas ele combina com todo dia

22/10/2014  

O sábado (25/10) marca uma data importante para a gastronomia. É o Dia Mundial do Macarrão. Impossível não conhecer a massa em suas diferentes formas e também não gostar. Trata-se de um dos pratos mais populares do mundo, conhecido em todos os continentes.
A história do macarrão é controversa. Uma das argumentações aceitas é de que Marco Polo conheceu o macarrão na China e o levou à Itália, no século 13. Mas italianos, fervorosos, não aceitando que o principal prato do país seja estrangeiro, alegam que na Sicilia, antes de Marco Polo nascer, já se fazia macarrão.
A palavra macarrão vem do grego "makaria", que significa caldo de carne misturado com pelotas de farinha. O fato é que há mais de 6 mil anos a possibilidade de misturar grãos moidos com água foi descoberta pelo homem, criando a massa e dela o tradicional macarrão.
Durante o 1º World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), em 1995 em Roma, foi definido o Dia Mundial do Macarrão sempre dia 25 de outubro.

 

Saiba qual é o molho para cada tipo de macarrão

Você sabe preparar macarrão? Parece até uma pergunta simples e de fácil resposta: basta cozinhar a massa em água fervente e sal, esperar alguns minutinhos e está pronto. Mas e a escolha do molho? Qual combina melhor com cada tipo de macarrão?

Muitas pessoas não sabem, mas devido ao formato, tamanho e modo de preparo, cada massa combina melhor com um molho específico. Temos mais de 40 tipos de macarrão produzidos no Brasil. No mundo, são quase 600 formatos diferentes que podem gerar as receitas mais diversificadas.

Diante de tantas opções, a equipe de culinaristas da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, Pão & Bolo Industrializados (Abima) explica quais são os melhores acompanhamentos para a sua receita.

Como regra básica, os molhos mais cremosos e viscosos são adequados para os macarrões mais grossos e de formatos curtos como penne e parafuso. Como têm formato cheios de curvas e buracos, eles capazes de capturar os pedaços e o suco do tempero. Já os molhos mais líquidos, à base de azeite, alho e tomate, ficam melhores com macarrões mais finos e compridos como o espaguete.

As massas secas (industrializadas) absorvem bastante o tempero. Por isso, vão bem com molhos marcantes como tomates, azeite, alho, ervas, frutos do mar e tudo o que dê personalidade a elas. Já as massas frescas, aquelas feitas com ovos, ficam melhores com molhos suaves, legumes ou simplesmente com manteiga. As recheadas, como ravióli, canelone e rondelle, tornam-se ainda mais gostosas se preparadas no forno e vão bem com molhos sugo, bolonhesa ou outros à base de queijo.

Abaixo, um guia simples com os principais formatos mais consumidos no Brasil:

Espaguete

Vai bem com molhos líquidos, que envolvem bem os fios, como ao sugo, bolonhesa, alho e óleo, molho de carne e de soja com vegetais.

Parafuso, penne, fettucine, ravióli e capeletti

Combinam com molhos mais fortes e condimentados, como pesto ou bolonhesa, e cremosos à base de queijo.

Gravatinha e conchinha

Excelentes opções para molhos de carnes e de vegetais. Ficam ótimos também servidos frio, como salada, ou com molho à base de iogurte ou rosê (neste caso o formato parafuso também pode ser utilizado).

Talharim

Molho bolonhesa ou outros tipos mais concentrados são ótimas opções.

Cabelo de anjo

Para os dias de frio são as melhores combinações para sopas.

Fonte - Abima

 
 


 

 Com hashtags similares:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Carne seca cozida com mandioca é uma delícia
Minestrone é uma sopa que combina com noites frias
Prepare este arroz de forno com carne moída e queijo
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA NOTÍCIAS:

Rio e SP preferidos
Turistas elogiam o Brasil e dizem que querem voltar
Pesquisa de demanda internacional mostra que Rio de Janeiro e São Paulo lideram a lista de destinos mais visitados por estrangeiros. Gastronomia é destaque.

Depois da Copa
Hospitalidade e gastronomia satisfazem turistas em Porto Alegre
Hospitalidade e gastronomia agradaram aos turistas que visitaram Porto Alegre, a capital do Rio do Sul, na época da Copa do Mundo. Eles querem retornar.

Não é no litoral
Maiores produtores de peixes do Brasil estão no Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste, em especial Mato Grosso, estão os maiores produtores de peixes do Brasil. Ceará e RN produzem mais camarões e SC, ostras e mexilhões.

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +