06/11/2014 A palavra escabeche vem do árabe sicbédj e significa temperar com vinagre. Uma prática que remonta séculos, como forma de conservar alimentos, principalmente peixes. Na atualidade, escabeche tem uma relação com sardinha, embora também se possa usar esta técnica culinária para o preparo de outros peixes, carnes bovinas e mesmo os frutos do mar. Há quem relacione o tradicional ceviche com escabeche.
A receita de Escabeche de Sardinha tem uma série de diferenças, dependendo da tradição e da forma de aprendizado. Esta, é preparada na panela de pressão e o ideal é preparar um dia para consumir no outro, pois vai ficar ainda mais saboroso e as sardinhas, mais firmes. Ótimo para comer com arroz ou no meio do pão. Confira a receita, que é fácil.
Escabeche de sardinha
Ingredientes
2 kg de sardinha fresca, limpa, sem cabeça e espinha
5 tomates grandes cortados em rodelas
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
Cheiro verde
1 copo de óleo de milho
1 copo de vinagre
Preparo
Em uma panela de pressão faça camadas de cebola, tomates, sardinha e cheiro verde, novamente cebola, tomate, sardinha e cheiro verde. Dependendo do tamanho das sardinhas podem ser três camadas e sempre termine com cebola e tomate. Misture em uma vasilha o óleo, o vinagre e uma pitada de sal e jogue sobre as camadas na panela de pressão. Complete com água até cobrir a sardinha. Tampe a panela e leve ao fogo. Quando pegar pressão, ou seja, começar a fazer o barulho da válvula de pressão, abaixe o fogo e marque no relógio 60 minutos. Após este tempo, desligue o fogo e deixe descansar. O melhor é fazer um dia antes, pois fica mais gostoso e mais firme. Depois é só servir.
Fonte - Peixaria Mar Azul