sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
SALGADOS, MINHA RECEITA


 
  

    HOME>>EDITORIAS>> SALGADOS, MINHA RECEITA
Prato colombiano
Patacones acompanhados de carne acebolada
Elias é colombiano, trabalha em navio e vive em Sorocaba


14/11/2014  

Plátano em espanhol é a banana. Mas os povos de língua espanhola também chamam de banano o mesmo fruto. A diferença é que, normalmente, o que eles chamam de plátano é usado em pratos cozidos ou fritos, enquanto banano é a fruta que se come crua.
O colombiano Elias Florez informou que no país dele e especificamente em Barranquilla, onde nasceu, um prato típico tem a banana (plátano) como ingrediente principal. Trata-se dos patacones. Ele fez o prato para comer com carne acebolada. Uma delícia simples de se preparar. Aqui no Brasil, a banana correspondente para fazer este prato é a banana-da-terra, mas nada impede que seja usada também a nanica, embora ela seja bem mais doce.
O nome patacones é uma referência à moeda "patacão", que foi a primeira após o descobrimento da América tanto de espanhóis como de portugueses. Isso porque no prato, a banana é cortada em rodelas e amassada antes de ser frita pela segunda vez, resultando num formato parecido com o das moedas grandes e antigas. Mas pode se fazer o prato cortando a banana de outras formas.
Elias vive em Sorocaba, mas trabalha em navio e, quando fez os patacones, estava no Panamá, onde o prato também é conhecido e apreciado. A receita, básica, é simples de se fazer. O segredo é deixar a banana descascada e cortada repousar em água com o alho amassado.

 

Patacones colombianos

Ingredientes

3 bananas-da-terra
1 copo de água
3 dentes de alho
sal a gosto
óleo para fritar

Preparo


As bananas devem descascadas e cortadas em 3 a 4 partes em rodelas (se preferir pode ser em diagonal) e ficar por cerca de 20 minutos em água com os três dentes de alho amassados. Logo depois, fritar as bananas e, ao dourar, retire do fogo e seque em papel toalha. Em seguida, amasse as bananas fritas, usando o fundo de um copo forrado com papel filme. Frite novamente as bananas e deixe até ficarem douradas e crocantes. Deixe escorrer e sirva com carne acebolada ou com molho de tomate.

 
 
Gostou desta receita? Vote
star Votos: 8  

 

 RECEITAS SIMILARES:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
Salada colorida de ervilha fica deliciosa e é bem fácil
Veja como preparar uma saborosa batida de frutas
Rosquinha crocante fica pronta em 20 minutos
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Este prato delicioso é com sardinhas em lata

 CONFIRA MAIS NA EDITORIA SALGADOS:

Água na boca
Este feijão tropeiro é fácil de fazer e muito gostoso
Fazer feijão tropeiro é bem fácil e fica muito gostoso. Esta receita dá a opção de combinar a linguiça calabresa com carne de sol. Confira!

Delícia no jantar
Prepare sopa de abóbora com carne seca e requeijão
Esta sopa é muito boa. Ótima opção para o jantar. Trata-se da sopa de abóbora com carne seca e requeijão. Vale a pena experimentar. Confira a receita!

Fácil e rápido
Prepare bolinho de arroz com ervilha, tomate e muçarela
Aproveite sobra de arroz cozido para fazer este bolinho de arroz com ervilha, tomate e muçarela. Fica delicioso e é muito fácil e prático. Confira!

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK