14/11/2014 Plátano em espanhol é a banana. Mas os povos de língua espanhola também chamam de banano o mesmo fruto. A diferença é que, normalmente, o que eles chamam de plátano é usado em pratos cozidos ou fritos, enquanto banano é a fruta que se come crua.
O colombiano Elias Florez informou que no país dele e especificamente em Barranquilla, onde nasceu, um prato típico tem a banana (plátano) como ingrediente principal. Trata-se dos patacones. Ele fez o prato para comer com carne acebolada. Uma delícia simples de se preparar. Aqui no Brasil, a banana correspondente para fazer este prato é a banana-da-terra, mas nada impede que seja usada também a nanica, embora ela seja bem mais doce.
O nome patacones é uma referência à moeda "patacão", que foi a primeira após o descobrimento da América tanto de espanhóis como de portugueses. Isso porque no prato, a banana é cortada em rodelas e amassada antes de ser frita pela segunda vez, resultando num formato parecido com o das moedas grandes e antigas. Mas pode se fazer o prato cortando a banana de outras formas.
Elias morou no Brasil, em Sorocaba (SP), trabalha em navio e, quando fez os patacones, estava no Panamá, onde o prato também é conhecido e apreciado. A receita, básica, é simples de se fazer. O segredo é deixar a banana descascada e cortada repousar em água com o alho amassado.
Patacones colombianos
Ingredientes
3 bananas-da-terra
1 copo de água
3 dentes de alho
sal a gosto
óleo para fritar
Preparo
As bananas devem descascadas e cortadas em 3 a 4 partes em rodelas (se preferir pode ser em diagonal) e ficar por cerca de 20 minutos em água com os três dentes de alho amassados. Logo depois, fritar as bananas e, ao dourar, retire do fogo e seque em papel toalha. Em seguida, amasse as bananas fritas, usando o fundo de um copo forrado com papel filme. Frite novamente as bananas e deixe até ficarem douradas e crocantes. Deixe escorrer e sirva com carne acebolada ou com molho de tomate.