sabor da cidade
sabor da cidade

RECEITAS
bolos
doces
salgados
lanches
molhos
churrasco
saladas
vegetarianas
peixes
bebidas
minha receita

 
 
SALGADOS, MINHA RECEITA


 
Visite Sabor da Cidade
no Google+
  
Prato colombiano
Patacones acompanhados de carne acebolada
Elias é colombiano, trabalha em navio e vive em Sorocaba

14/11/2014  

Plátano em espanhol é a banana. Mas os povos de língua espanhola também chamam de banano o mesmo fruto. A diferença é que, normalmente, o que eles chamam de plátano é usado em pratos cozidos ou fritos, enquanto banano é a fruta que se come crua.
O colombiano Elias Florez informou que no país dele e especificamente em Barranquilla, onde nasceu, um prato típico tem a banana (plátano) como ingrediente principal. Trata-se dos patacones. Ele fez o prato para comer com carne acebolada. Uma delícia simples de se preparar. Aqui no Brasil, a banana correspondente para fazer este prato é a banana-da-terra, mas nada impede que seja usada também a nanica, embora ela seja bem mais doce.
O nome patacones é uma referência à moeda "patacão", que foi a primeira após o descobrimento da América tanto de espanhóis como de portugueses. Isso porque no prato, a banana é cortada em rodelas e amassada antes de ser frita pela segunda vez, resultando num formato parecido com o das moedas grandes e antigas. Mas pode se fazer o prato cortando a banana de outras formas.
Elias vive em Sorocaba, mas trabalha em navio e, quando fez os patacones, estava no Panamá, onde o prato também é conhecido e apreciado. A receita, básica, é simples de se fazer. O segredo é deixar a banana descascada e cortada repousar em água com o alho amassado.

 

Patacones colombianos

Ingredientes

3 bananas-da-terra
1 copo de água
3 dentes de alho
sal a gosto
óleo para fritar

Preparo


As bananas devem descascadas e cortadas em 3 a 4 partes em rodelas (se preferir pode ser em diagonal) e ficar por cerca de 20 minutos em água com os três dentes de alho amassados. Logo depois, fritar as bananas e, ao dourar, retire do fogo e seque em papel toalha. Em seguida, amasse as bananas fritas, usando o fundo de um copo forrado com papel filme. Frite novamente as bananas e deixe até ficarem douradas e crocantes. Deixe escorrer e sirva com carne acebolada ou com molho de tomate.

 
 
Gostou desta receita? Vote
star Votos: 8  


 

 RECEITAS SIMILARES:


MAIS ACESSADAS
Bolo leva arroz no lugar da farinha de trigo e é sem leite
Patê de frango com cenoura é ótimo no lanche de pão de forma
Cocada de forno é fácil de fazer e fica deliciosa
Bife de panela de pressão ao molho madeira é fácil de fazer
Veja como preparar esta deliciosa coxa de peru assada
Este pacu pode ser assado no forno ou na churrasqueira
Veja como preparar uma saborosa batida de frutas
Salada colorida de ervilha fica deliciosa e é bem fácil
Faça suco de salsinha com abacaxi
Tambaqui fica uma delícia assado e recheado com farofa
 CONFIRA MAIS NA EDITORIA SALGADOS:

Fácil e rápido
Carne com brócolis é uma deliciosa opção de almoço ou jantar
Nesta receita, o brócolis combina com contrafilé, num refogado que leva ainda cenoura, acelga e amendoim. O prato é rápido, fácil e fica uma delícia. Confira!

Bem light
Pizza de abobrinha é uma rápida e deliciosa opção
Esta pizza de abobrinha fica deliciosa, crocante e agrada a quem é e também a quem não é vegetariano. Ela é light e de preparo rápido e fácil. Confira!

Delícia a toda hora
Veja como fazer patê de atum com ricota e azeitonas pretas
Atum, ricota e azeitona preta são a base deste delicioso patê, que combina com torrada e pão de forma. É bem fácil e rápido de fazer. Confira a receita!

 

SABOR DA CIDADE

Contato
Telefone (15) 9-9113-2823
Email: redacao@sabordacidade.com.br

  


icone
REDES SOCIAIS
FACEBOOK


GOOGLE +